EQST

Como Prevenir Ou Reduzir Os Casos De Gravidez Na Adolescncia?

Como prevenir ou reduzir os casos de gravidez na adolescência *?

Em caso de início da vida sexual, a orientação pode incluir o uso de métodos naturais e de anticoncepção, como os de barreira (camisinha), hormonais e de longa duração. Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferta de maneira gratuita nove métodos contraceptivos que ajudam no planejamento familiar.

Como solucionar o problema da gravidez na adolescência?

“A educação sexual integrada e compreensiva faz parte da promoção do bem-estar dos adolescentes e jovens, realçando o comportamento sexual responsável, o respeito mútuo, a igualdade e equidade de gênero, assim como a proteção da gravidez inoportuna, prevenção de infecções sexualmente transmissíveis, defesa contra ...

Porque é importante prevenir a gravidez na adolescência?

Os adolescentes evidenciaram que prevenir um filho, nesta época, evita conflitos familiares e preconceito da sociedade em relação a uma gravidez precoce. Hoje em dia, adolescente grávida gera muito preconceito também.

Qual o impacto da gravidez na adolescência?

Independentemente de ser planejada ou não, a gravidez precoce aumentará o risco de morte materna e infantil, bem como o risco de parto prematuro, anemia, aborto espontâneo, eclâmpsia e depressão pós-parto.

Porque a gravidez na adolescência é considerada de risco?

A gravidez na adolescência é considerada de risco até os 21 anos de idade, pois o corpo da menina ainda esta em fase de amadurecimento e desenvolvimento até esse período. Quando há gravidez, esta pode trazer muitas consequências para a vida dos adolescentes em questão, além do fator saúde.

Qual o impacto na gravidez na adolescência?

adolescentes e jovens possam planejar a vida reprodutiva Independentemente de ser ou não desejada, a gravidez precoce pode elevar o risco de morte da mãe e do bebê, acarretando ainda riscos de prematuridade, anemia, aborto espontâneo, eclampsia, depressão pós- parto, entre outros.

O que acontece quando uma menor engravida?

No entanto, a lei estruturou melhor as sanções de acordo com a idade e o resultado. Ou seja, crime comum praticado com menor de 14 anos, a pena é de 08 a 15 anos de reclusão. Mas se da conduta resulta lesão corporal de natureza grave, a pena sobe de 10 a 20 anos de reclusão.

Quais são as consequências psicológicas de uma gravidez na adolescência?

A maior parte das meninas que se encontram em uma gestação precoce não estão preparadas emocionalmente para serem mães, por isso é comum o desenvolvimento de depressão, tanto durante a gravidez, como no pós-parto. Pode ainda acontecer diminuição da auto-estima e problemas afetivos entre a mãe o bebê.

Quais são os riscos na gravidez na adolescência?

Segundo a coordenadora do Núcleo de Atenção à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, Vanessa Vieira, a gravidez na adolescência é um problema de saúde pública. “Os riscos à saúde da mãe e bebê são muitos, como prematuridade, anemia, aborto espontâneo, eclâmpsia, depressão pós-parto, entre outros”, completa.

Quais são os risco de uma gravidez precoce para o bebê?

Riscos da gravidez precoce Entre os principais riscos estão parto prematuro, bebê com baixo peso ou subnutrido, complicações no parto, que pode levar a uma cesária, infecção urinária ou vaginal, alterações no desenvolvimento do bebê, má formação fetal e anemia.