O aluno precisa de senso crítico para escrever sua opinião e saber defendê-la. Dessa maneira, é preciso que a leitura se faça presente sempre na vida do estudante. Ler muitas fontes, muitas opiniões diferentes. Não se deixar levar pelas mídias e saber perceber quando uma notícia é tendenciosa.
Quando o senso-comum se cristaliza como modo de pensar e de sentir de uma sociedade, forma o sistema dos preconceitos. ... Ignorante, o preconceito é conservador.
Olá. A filosofia trata - se de uma ciência que serviu de base para muitas outras ciências, uma vez que por meio da filosofia pode - se desenvolver um pensamento racional a cerca dos acontecimentos. Assim sendo, a filosofia possibilitou uma mudança mental que contribuiu com muitos avanços na ciência.
Senso comum , é a sabedoria popular , que através de experiências vividas ou ouvidas do cotidiano ,como costumes, hábitos ,tradições,éticas e tudo aquilo que se necessita para viver bem. Ciência ,busca a verdade em todas as coisas por meio de testes e comprovações.
A Ciência se ocupa de problemas específicos dos fenômenos naturais enquanto a filosofia se encarrega de estudar os problemas gerais. No entanto, em última análise, o estudo de ambos não é contraditório e sim complementário.
O conhecimento empírico ou senso comum se define pela ausência de comprovação científica acerca de um dado fenômeno, manifestado, portanto, pela consciência coletiva.
O senso comum fundamenta diversos preconceitos que possuem suas raízes em questões culturais. Apresenta como justificativa o próprio hábito. O conhecimento filosófico, por sua vez, é um conhecimento lógico, possui um método e se sustenta por uma teoria.