Para limpar, utilize um pano seco e passe por toda a escultura. Também pode-se usar uma escova de dentes para alcançar partes menores e de acesso mais difícil. Para uma limpeza mais profunda, encha uma pia com água e sabão neutro. Mergulhe a peça e tire com as mãos a sujeira acumulada.
Plástico e resina – Limpe com água e sabão neutro, usando um pano ou uma esponja macia. Nunca passe produtos químicos ou abrasivos, pois eles riscam o material.
Borrife álcool no tanque e limpe. Com uma garrafinha de spray, borrife álcool isopropílico na bandeja. O álcool isopropílico pode ser comprado pela internet ou em qualquer supermercado ou farmácia. Basta borrifar um pouquinho no interior do tanque e limpar a resina grudada com papel-toalha.
À base de hidrocarbonetos aromáticos, o Solviplak é usado para diluir e remover resinas acrílicas e outros resíduos, sendo aplicado na limpeza de trinchas e ferramentas, além de remoção de graxas, ceras ou óleos.
Utilize um produto doméstico para remover a resina.
Use um cinzel para retirar os respingos presos na superfície. Se necessário, utilize um martelo para bater na cabeça do cinzel enquanto mira entre a solda e o chão. Limpe os respingos soltos com um pano.
Se você quer saber como tirar risco de vidro de maneira rápida e barata de mesa de centro, janela de alumínio e outros móveis, utilize uma pasta feita com bicarbonato de sódio e água. Com um tecido macio, passe a pasta sobre o risco e esfregue.
Remova a solda.
A mistura entre sal grosso e vinagre é uma das favoritas na eliminação de manchas enferrujadas: é só misturar sal grosso ao vinagre e, com um pano, esfregar a ferrugem. Finalize enxaguando com água e produtos, em decorrência do forte cheiro do vinagre.
Bem simples e prático! Misturar sal grosso com vinagre também é uma solução. Os ácidos presentes no vinagre são ótimos para acabar com a ferrugem do piso. Para isso, basta combinar os dois e, com auxílio de um pano ou escova, esfregar a área até a mancha sair.
Quanto antes for resolvido o problema, melhor. Para tirar a ferrugem de halteres uma solução altamente eficaz é o removedor de ferrugem Quimox, que pode ser aplicado com pincel ou por imersão. O produto irá remover a ferrugem de maneira rápida, prática e eficaz.
A principal dica para remover as sujeiras mais impregnadas é preparar uma solução de 1 litro de água, 1 copo americano (200 ml) de vinagre branco, 1 colher cheia de bicarbonato de sódio e 1 colher de sopa de detergente neutro. Agite levemente a mistura antes de usar e, então, despeje no local encardido.
Uma mistura de 1 copo de vinagre, 1 copo de água e 1 copo de álcool faz uma verdadeiro milagre no piso de madeira. É só umedecer um pano de chão, borrifar a a mistura no piso e passar o pano com um rodo. Pode usar um vaporizador também, se tiver.
Vinagre branco e bicarbonato de sódio
Utilize detergente neutro, que pode ser diluído tanto em água morna como fria, novamente na proporção recomendada por Juliana, 1 colher de sopa para 5 litros de água, e misture até formar espuma. Aplique o produto sobre todo o piso e espalhe com o auxílio de uma vassoura.
Você sabe como deixar seu piso brilhando?
Basta usar um pano limpo e seco sobre o revestimento, para retirar as sobras de argamassa das juntas e da superfície do piso, evitando que o material grude. Deixe a cerâmica secar por três dias, antes de rejuntá-la, e a proteja com madeira para fazer outros serviços na obra. Só pise diretamente sobre ela após 14 dias.
Trata-se da aplicação de uma cera acrílica para dar brilho à cerâmica. São necessárias entre duas e três demãos. A vantagem do tratamento artificial é que ele tem baixo custo, porém demanda constante manutenção. Esse produto simula o esmalte íntegro e deixa o piso com uma boa aparência.
Existem diferentes maneiras de dar brilho ao piso de cimento queimado uma delas é passar cera semanalmente o que reduz os custos com aplicações de resinas, mas após a “queima do cimento” é possível passar uma camada de cera especial para pisos, resinas de proteção ou ainda verniz.
Um azulejo lascado ou rachado Primeiro, limpe o azulejo com sabão e água. Depois, passe uma camada fina de esmalte (lembre de usar um esmalte da mesa cor do azulejo) – adicione mais camadas conforme necessário. Se o azulejo está lascado, preencha os espaços com epóxi antes de pintar com esmalte.
O ideal é realizar o assentamento com a dupla colagem da argamassa, passando na peça cerâmica em um sentido, e no piso em outro sentido, evitando possíveis espaços sem argamassa, o que resulta em barulho de oco e, dependendo do caso, possíveis trincas e quebras das peças futuramente.