A primeira coisa que você precisa fazer para usar o Google Acadêmico é acessar scholar.google.com através do seu navegador. A página principal é idêntica à do buscador padrão, com uma grande barra de texto para você digitar o termo, assunto ou palavra-chave que está buscando.
Digite a palavra dentro da caixa de busca e clique no botão Índice. O resultado será uma lista dos descritores que contêm a palavra Anastomose. Se preferir use a régua alfabética clicando na letra inicial do descritor que deseja consultar.
Clique em “Search PubMed” para pesquisar no PubMed. Digite sua estratégia de busca. Para visualizar o artigo clique sobre o título. Setting” e selecione a opção “Medline”, você terá acesso aos descritores e ao DOI do artigo.
Na área de pesquisa disponível na página principal da BVS digitamos palavras termos ou descritores de assunto e podemos escolher o índice a ser usado (todos ou título, autor, assunto etc.) ou a fonte de informação (todas ou uma fonte específica).
Pesquisa por palavras
Para acessar a base de dados Mesh clique no link que se encontra no lado esquerdo da pagina eletrônica do PubMed. MeSH é o vocabulário controlado para indexação de artigos para o MEDLINE. Os termos MeSH são definidos como palavras-chave para cada registro que é “Indexado para o MEDLINE”.
Através do Portal LILACS - http://lilacs.bvsalud.org acessamos a interface de Busca na LILACS:
A Fonte de Informação LILACS no contexto do portal regional da BVS: A LILACS encontra-se dentre fontes de informação como MEDLINE, Biblioteca Cochrane e SciELO e sua metodologia embasa outras FI especializadas como BBO, BDENF, WHOLIS, entre outras.
PORTAIS DE PESQUISA EM SAÚDE (ACESSO PÚBLICO) Reúne 12 bases de dados da área de saúde: LILACS, MEDLINE, ADOLEC, BBO, BDENF, HISA, LEYES, MEDCARIB, REPIDISCA, OPAS, WHOLIS e DESASTRES.
Conheça as 4 principais bases de dados em saúde
A Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde – BVS MS, disponível na internet desde 2001, é responsável pela veiculação do site da BVS MS, no qual são publicadas as informações bibliográficas produzidas pelo Ministério da Saúde, bem como informações gerais na área de ciências da saúde.
BIREME/OPAS/OMS. Portal do Modelo da BVS. Disponível em: .
Descritor é, nas palavras de Nobre e Bernardo, “um termo ou palavra-chave que a base de dados utiliza para indexar o artigo.”1 O descritor confere maior especificidade à busca reali- zada.
O DeCS é um vocabulário controlado que tem por finalidade permitir o uso de terminologia comum para indexação e recuperação de artigos cien- tíficos nas bases de dados Medline e Lilacs. Os descritores, unitermos ou palavras-chave foram criados para classificar as informações e facili- tar as pesquisas bibliográficas.
Em Matemática (com foco na resolução de problemas) são avaliadas habilidades e competências definidas em unidades chamadas descritores, agrupadas em temas que compõem a Matriz de Referência dessa disciplina. D1 - Identificar figuras semelhantes mediante o reconhecimento de relações de proporcionalidade.
Descritores de Língua Portuguesa
Em geral, para a execução dos trabalhos teórico-acadêmicos, faz-se necessário o levantamento da bibliografia pertinente ao assunto estudado, havendo maior ou menor rigor dos professores na avaliação do material selecionado.
Para descrevê-las bem e como a NBR 6028 {ABNT} pede, vou te dar cinco dicas:
Seis dicas para escolher a palavra-chave do seu artigo