A população da Mesopotâmia surgiu de povos migrados da Índia, que por sua vez, vieram da África em si. O desenvolvimento da agricultura na região, prática básica para a existência dos grupos humanos de lá, só foi possível com a construção de de canais de irrigação.
As principais características da Mesopotâmia eram a centralização política, a adoção do modelo econômico hidráulico e a adoção de religiões politeístas. ... Já o modelo "hidráulico" é aquele em que a economia tem como base a agricultura, algo que era característico de todos os impérios da região.
Por possuir diversos afluentes a irrigação para a agricultura era um pouco mais facilitada, mas para que a agricultura realmente se desenvolvesse de forma rápida e próspera, eles inventaram um sistema de irrigação que conseguiam ir mais longe, aumentando a agricultura.
Resposta. rios Tigre e Eufrates. dessa forma, eles ampliaram produção agrícola.
Resposta. "Mesopotâmia" vem do grego, que significa "entre rios", logo, os primeiros grupos humanos se estabeleceram no ambiente tropical devido está perto de água, dos rios Tigre e Eufrates, onde a terra era fértil e produtiva tornando o lugar um paraíso para os habitantes daquela época.
A principal razão pela qual o homem neolítico se fixava perto de rios é a facilidade de ter acesso a água potável em abundância, que é essencial para nossa sobrevivência. Além disso, neste período a agricultura já dava indícios de desenvolvimento, e mover a água até as plantações estando perto dos rios, era mais fácil.
Resposta: Os rios favorecem a fixação de grupos humanos em um determinado local de diversas maneiras. Com a presença de água próxima fica mais fácil a retirada de água para consumo, pra beber, cozinhar e lavar. Além disso, possibilita cultivos agrícolas e criação de animais.