crossorigin="anonymous">
A tomografia dos seios face ou TC das cavidades paranasais é um exame de diagnóstico por imagem não invasivo e indolor, que utiliza radiação (raio-x) para adquirir as imagens, frequentemente sem o uso de contraste endovenoso.
Apesar de não termos evidências diretas de que tomografias aumentem o risco de câncer, há inúmeros dados epidemiológicos e biológicos que associam a exposição às radiações ionizantes ao aparecimento de tumores malignos.
O raio-x dos seios da face é o exame mais adequado para diagnosticar um quadro de sinusite ou de rinossinusite. A técnica identifica mesmo inflamações profundas ou obstruções físicas que dificilmente seriam percebidas por outros meios.
A tomografia de crânio é um procedimento não invasivo, que permite o médico avaliar imagens do cérebro, ossos da face e mandíbula. Desta forma, é possível obter um diagnóstico de diversas doenças e melhor entendimento sobre o tratamento mais indicado para cada caso.
O exame é realizado por um técnico em radiologia. O paciente é colocado deitado sob uma mesa que se move para dentro e para fora de um túnel redondo (chamado de tomógrafo). Durante essa movimentação, o tubo de raio-x se move em volta do paciente, emitindo feixes de radiação em ângulos precisos.
A realização da tomografia pode levar de 10-30 minutos, dependendo da área a ser investigada e se é necessária a administração de contraste. Geralmente, o maior tempo gasto durante o exame é para o posicionamento do paciente na mesa e para a administração do contraste.
PREPARO: Jejum de 4 Horas, não suspender as Medicações de uso Diário. Pacientes Diabéticos e/ou que fazem uso de Medicamentos a base de METFORMINA, devem Suspender seu uso por 2 Dias Antes, no Dia e 2 Dias Após o Exame.
Hoje não há um limite estabelecido de quantos exames uma pessoa pode fazer para estar segura. A orientação é quanto menos, melhor. Estudos apontam que o risco de câncer aumenta quando a exposição à radiação, que é cumulativa, passa de 40 millisieverts (mSv).
posso fazer uma tomografia computadorizada com contrasto resfriado? Olá como vai ? Não há contra indicações absolutas no uso de contraste iodado em resfriados. Um médico radiologista irá analisar a necessidade ou não do uso de contraste.
A tomografia abdominal tem inúmeras indicações, como lesões no abdômen, suspeita de tumores, de apendicite, diverticulite ou mesmo de infecção ou inflamação abdominal. Quando a suspeita é de um trauma no abdômen, os médicos buscam por líquidos ou hemorragias dentro ou fora dos órgãos.
O que é TC abdominal? A tomografia computorizada (TC) abdominal (do abdómen) é um exame de diagnóstico, muito importante na avaliação de diversas patologias (ou doenças) do fígado, vesícula biliar, pâncreas, rins, glândulas supra-renais, baço, retroperitoneu, intestino delgado, cólon, entre outros órgãos.
Tomografia Computadorizada de Abdome Total é um exame diagnóstico por imagem da região do abdominal, incluindo rins, baço, bexiga, parede abdominal, etc. O método é rápido e indolor, e alguns casos necessita de contraste para melhor visualização de alterações.
Quando usado na tomografia computadorizada, o contraste é feito à base de iodo e, em exames de ressonância magnética, com soluções de compostos de gadolínio. Para a realização do seu exame, poderá ser necessária a administração de meios de contraste iodado por via oral e/ou venosa.
Entre as reações adversas possíveis estão náuseas, coceiras, calorões e gosto metálico. Os tipos variam conforme o elemento químico que os compõe: os mais comuns são à base de bário, gadolínio e iodo, cada um utilizado em exames diferentes.
A tomografia abdominal é um exame de imagem rápido, simples e indolor que capta imagens internas dessa região, auxiliando o médico a definir o diagnóstico e tratamento mais adequado para cada paciente. A tomografia utiliza um aparelho que utiliza raios-x para transmitir as imagens.
Os exames de ultrassonografia abdominal são feitos em clínicas de imagem, com o uso do aparelho de um transdutor de ultrassom e a aplicação de um gel de contato na pele do paciente. O aparelho é deslizado pela pele, criando as imagens dos órgãos analisados em um computador em tempo real.