Para isso, basta clicar no Canal do Cliente, preencher os dados solicitados e, em seguida, é só clicar em “Demonstrativo IRPF” e fazer a impressão. O comprovante é disponibilizado, exclusivamente, para quem tem plano individual ou empresarial com pagamento em boleto.
Para declarar seu plano de saúde no imposto de renda (IR), você deve informar na “Ficha de Pagamentos Informados”, sob o código de nº26, o CNPJ da operadora e o valor pago pelo plano.
Os gastos com plano de saúde devem ser informados na ficha Pagamentos Efetuados, sob o código 26. Informe o CNPJ e o nome da operadora, o valor pago e a parcela que foi reembolsada e não é dedutível. Informe, ainda, se os gastos foram feitos com o seu próprio plano de saúde, o de um dependente ou de um alimentando.
Os custos com plano de saúde da empresa devem estar declarados na ficha de "Pagamentos Efetuados", de acordo com o código 26, presente na legislação que rege o imposto de renda. Com isso, devem estar especificadas informações como CNPJ, nome da operadora, valores pagos e também as parcelas reembolsadas, caso existam.
Como cadastrar a operadora
Deverá ser informado: Em relação ao beneficiário: número de inscrição no CPF, nome e natureza do rendimento recebido acumuladamente. O código de receita (1889) e a descrição (rendimentos recebidos acumuladamente) são preenchidos automaticamente.
Clique na aba Funcionário, na tela principal do DP. Clique em Planos de Saúde. Clique em Planos / Novo, ao lado da operadora....Cadastrar Plano
Os gastos com plano de saúde devem ser informados na ficha Pagamentos Efetuados, sob o código 26. Informe o CNPJ e o nome da operadora, o valor pago e a parcela que foi reembolsada e não é dedutível.
A maneira correta de declarar gastos com seguro saúde ou planos de saúde é lançar os valores na ficha Pagamentos Efetuados, com o código 26 – Planos de Saúde no Brasil. O contribuinte deve informar nome e CNPJ da empresa de saúde em questão, o valor pago integral no ano calendário e o valor que foi reembolsado.
Selecione a pasta do seu computador onde você guardou a cópia do arquivo, que tem nome no formato "LEAO-2018-2018-COPIA-SEG-DBK" e clique nele. 6) Localize o menu "Demonstrativo" e clique em "Exportar para o IRPF 2019". Selecione uma pasta à qual você tenha fácil acesso e dê "OK".
Abra o programa de declaração deste ano (IR 2021), clique em "Nova", escolha o tipo de declaração ("Ajuste Anual") e depois clique em "Importar declaração de 2020". Na janela seguinte, selecione a pasta do computador onde você salvou os arquivos de 2020.