crossorigin="anonymous">
“O aquecimento e a circulação do ar de secagem são realizados por um aquecedor de ambiente composto por resistências elétricas e ventilação”. A desidratação deve ser feita separadamente para cada tipo de matéria-prima, que inclui frutas, ervas aromáticas, plantas medicinais, condimentos, legumes e tubérculos.
A desidratação é uma das técnicas mais antigas de preservação de alimentos utilizada pelo homem. O processo é simples e consiste na eliminação de água de um produto por evaporação, com transferência de calor e massa. Uma de suas maiores vantagens é não necessitar de refrigeração durante o armazenamento e transporte.
O processo de desidratação é caracterizado pela remoção da água do material sólido através da filtração, e outros processos de separação de sólidos/líquidos.
Quando um alimento é desidrata- do, ele não perde água a uma veloci- dade constante ao longo do processo. Com o progresso da secagem, sob condições fixas, a taxa de remoção de água diminui. Na prática, sob condi- ções normais de operação, o nível zero de umidade nunca é alcançado.
A diferença entre os procedimentos é que a secagem natural coloca o alimento em contato com a luz do sol por longos períodos, enquanto a desidratação remove a umidade do alimento com a ajuda de equipamentos que controlam a temperatura, a umidade relativa e a velocidade do ar de secagem.
A dinâmica básica do processo de secagem e desidratação consiste em colocar o produto em um local onde passe um volume de ar seco e quente. Assim o produto é aquecido, o que promove a transferência de humidade para o ar. É mais usado na conservação de carnes, peixes e grãos.
A desidratação osmótica de alimentos consiste na remoção parcial de água pela pressão ocasionada quando se coloca o produto em contato com uma solução hipertônica de solutos (açúcar ou sal), diminuindo assim a atividade de água e aumentando a sua estabilidade, em combinação com outros fatores como controle de pH, ...
No entanto a exatidão depende de vários fatores como por exemplo a temperatura de secagem, o tamanho das partículas da amostra, o número e posição das amostras na estufa e a formação de crosta na superfície da amostra, entre outros.
verbo transitivo Privar de água, pôr a seco: secar um tanque, um pântano. Esgotar, estancar. verbo intransitivo Murchar: com o sol secaram as flores.
Já que durante este período, o calor fornecido é igual ao calor necessário para evaporar a água, pode-se calcular o fluxo de massa N e obter a taxa de secagem dividindo o fluxo de calor pelo calor latente de vaporização.
Na prática, você deve secar sempre que colher com umidade acima de 14%. E a secagem deve ser realizada logo após a colheita. Durante o processo de secagem, fique atento à temperatura da sua massa de grãos. Ela não deve ultrapassar 60°C.