crossorigin="anonymous">
A psicologia cognitiva defende que a partir desse processamento das informações recebidas e dos registros delas é que as ações dos indivíduos são pautadas. Assim, entender a forma como cada um percebe e interage com o seu meio é fundamental para o sucesso de um processo de coaching.
A psicologia cognitiva abrange como principais objetos de estudo a percepção, o pensamento e a memória, procurando explicar como o ser humano percebe o mundo e como utiliza-se do conhecimento para desenvolver diversas funções cognitivas como: falar, raciocinar, resolver situações-problema, memorizar, entre outras.
Ela acontece por meio de entrevistas e aplicação de testes variados, destinados a identificar a qualidade das aptidões e funções cognitivas do paciente. Ao procurar um psicólogo para fazer a avaliação, você pode ser orientado a fazer testes de memória, coordenação motora, comunicação verbal, entre outros.
A avaliação neuropsicológica tem como principal objetivo identificar as habilidades e dificuldades do paciente avaliado. Com esse resultado, é possível indicar tratamentos e programar uma reabilitação para melhorar a performance do paciente e, assim, promover sua qualidade de vida.
De acordo com Lezak (1995), a avaliação neuropsicológica envolve o estudo de aspectos quantitativos (os testes normatizados permitem obter desempenhos relativamente precisos) e aspectos qualitativos, que incluem entrevistas, questionários, entre outros.