Os fenícios também ficaram conhecidos como sidônios, em referência à cidade fenícia de Sidon. Eles ficaram famosos na Antiguidade por terem sido excelentes navegadores, e seus navios eram considerados os melhores de seu tempo. ... O alcance e a fama do comércio fenício foram gigantescos para a época.
Os fenícios eram povos de origem semita. Por volta de 3000 a.C., estabeleceram-se numa estreita faixa de terra com cerca de 35 km de largura, situada entre as montanhas do Líbano e o mar Mediterrâneo. ... As cidades fenícias que mais de desenvolveram na antiguidade foram Biblos, Tiro e Sidon.
O que levou os fenícios a criarem o alfabeto foi justamente a necessidade de controlar e facilitar o comércio. ... O alfabeto fenício serviu de base para o alfabeto grego.
Os fenícios eram povos da antiga Fenícia, atual Tunísia. Foram contemporâneos dos hebreus, império grego e império romano. Esse povo é conhecido pelo comércio, navegações e alfabeto.
Resposta. Madeiras, tapetes, pedras, marfim, vidro e metais eram alguns dos produtos que atraíam a atenção dos habilidosos artesãos fenícios. Outra interessante contribuição advinda do comércio entre os fenícios foi a elaboração de um dos mais antigos alfabetos de toda História.
Resposta. A Fenícia era formada por um conjunto de cidades-Estado autônomas. Cada cidade tinha um governo independentes, exercido pelos membros da classe aristocrática, composta por ricos comerciantes, armadores e artesãos. De modo geral, o chefe do governo era um rei, cuja função transmitia-se por hereditariedade.
Resposta. Os Fenícios fundaram colônias na península ibérica , no norte da África ( Cartago ), Chipre, Sicília e Sardenha.
Colónias gregas ("apoikia") Várias cidades-estado (mais de trinta) da Antiga Grécia tinham múltiplas colónias dispersas um pouco por todo o mundo mediterrânico, sendo que a mais activa era Mileto, com noventa colónias espalhadas pelo mar Mediterrâneo.
Os Fenícios foram os grandes navegadores da Antiguidade e ocuparam um território hoje correspondente ao Libano. Fundaram colónias como Cartago (norte de África) e Cádiz (costa sul de Espanha), além de terem colónias em regiões como Chipre, Sicília e Sardenha.
Resposta:origem erampescadores e agricultores agrupados em diversas comunidades, transformaram-se ao longo do tempo em comerciantes. ... Os Fenícios tinham a fama de ser os melhores marinheiros da antiguidade provenientes das cidades costeiras que se aventuravam no mar com os seus barcos a remos.
Os marinheiros da colônia Cartago, a mais bem sucedida da Fenícia, teriam navegado para o antigo Reino Unido em uma expedição liderada por Himilco em 450 a.C. Navio fenício.
Cartago foi uma potência do mundo antigo, disputando com Roma o controle do Mar Mediterrâneo. Dessa disputa originaram-se as três Guerras Púnicas, após as quais Cartago foi destruída.
Cartago foi fundada pelos fenícios por volta de 800 a.C. ... Cartago foi derrotada por Roma após uma série de guerras que receberam o nome de Guerras Púnicas, devido ao nome pelo qual os romanos chamavam os fenícios, poeni. Na Primeira Guerra Púnica, entre 264 a.C. e 241 a.C., Cartago perdeu a ilha da Sicília.
Causas. As Guerras Púnicas tiveram como causa a rivalidade entre Roma e Cartago, pela hegemonia econômica, política e militar na Sicília e depois em todo o Mediterrâneo ocidental, importante meio de transporte de mercadorias naquela época.
146 a.C.
Cartago era a principal potência concorrente de Roma. Com a derrota da rival, Roma conseguiu a hegemonia militar e econômica no Mediterrâneo, além de terras, riquezas e escravos.
A Primeira Guerra Púnica ocorreu entre 264 a.C. e 241 a.C., e iniciou-se pela invasão dos romanos na colônia cartaginesa de Messina, na região da Sicília. Foi neste momento que os romanos, com o auxílio grego, passaram a dominar técnicas fenícias para construção de embarcações que serviriam para os combates no mar.
Guerras Púnicas
O principal motivo foi a tentativa de controle romano sobre o Sul da Itália e a chegada romana à Sicília, que provocaram profundas desavenças com Cartago ( a qual era uma colônia fenícia antiga localizada ao norte da África).
Conflitos territoriais entre Roma, Cártago e gregos. Foram favoráveis a expansão romana, uma vez que abriram precedentes para o domínio romano sobre a região da Grécia.
As guerras púnicas foram as guerras expansionistas romanas para conquistar territórios dos cartagineses na região da atual Sicília. Foram importantes pois foram os primeiros territórios conquistados pelo Império Romano, iniciando sua expansão.