EQST

Como Feito O Exame De Vulvoscopia?

Como é feito o exame de vulvoscopia?

Assim como a histeroscopia, a vulvoscopia é um exame de imagem ampliada que analisa a parte externa do sistema reprodutor da mulher, a vulva. O procedimento é feito com um colposcópio, que amplia a visualização da região da vulva, aumentando as imagens de 10 a 40 vezes em relação ao tamanho normal.

É normal sentir dor depois da colposcopia?

O procedimento não causa dor, mas a paciente pode sentir um pequeno incômodo devido à colocação do espéculo ou à aplicação do líquido. Por isso a sensação de ardência leve ou cólica passageira é esperada.

Qual a diferença entre colposcopia e vulvoscopia?

A Colposcopia examina a cavidade vaginal e o colo uterino. A Vulvoscopia é o exame do genital externo através do colposcópio. Ambos os exames são importantíssimos para auxiliar no diagnóstico do HPV.

Como é feita a Vulvoscopia com biópsia?

Um exame de vulvoscopia com biópsia é realizado no próprio consultório e necessita da realização de um pequeno botão anestésico. Esta anestesia é necessária para tornar indolor a retirada de um pequeno pedacinho de pele. Assim, a realização desta anestesia local é o grande desconforto do exame de vulvoscopia.

O que a Vulvoscopia detecta?

A vulvoscopia é um exame que permite a visualização da região íntima da mulher em uma amplitude 10 a 40 vezes maior, evidenciando alterações que não podem ser vistas a olho nu. Nesse exame são observados o Monte de Vênus, grandes lábios, sulcos interlabiais, pequenos lábios, clitóris, vestíbulo e região perineal.

Como é feito o exame de captura híbrida para HPV?

Para realização do exame de captura híbrida, o material é colhido do colo do útero ou da vagina no frasco de citologia em meio líquido ao invés da coleta convencional de Papanicolau. No caso do homem, o material é colhido da uretra, pênis ou região anal, por meio de escovado ou raspagem.

Pode ter relação depois da colposcopia?

Após a realização do exame, é normal que a vagina fique sensível pelos próximos dois dias. Se houver a necessidade de biópsia, pode ocorrer sangramentos leves na região. Além das recomendações do seu médico, durante uma semana é necessário evitar: ducha vaginal, relações sexuais e o uso de absorvente interno.

É normal sentir dor depois da biópsia?

Pode sim após o procedimento principalmente pela biópsia haver contrações uterinas que levam a cólica e dor pelvica! Você pode usar alguma medicação para cólica e se persistir os sintomas procurar um atendimento ginecológico!

Para que serve o exame Vulvoscopia com biópsia?

A vulvoscopia serve para diagnosticar doenças que não podem ser visualizadas a olho nu. Esse exame está especialmente indicado para as mulheres com suspeita de HPV ou que tiveram alguma alteração no papanicolau.

Precisa de repouso após biópsia do colo do útero?

A biópsia do colo uterino pode ser realizado no consultório. É procedimento simples, tranquilo, com mínimo desconforto ou dor. Para a correta cicatrização do colo uterino você não poderá ter relações sexuais por 7 a 10 dias.

Qual exame detecta Vulvodinia?

Vulvoscopia é o exame da vulva, que consiste em avaliar as estruturas, pele e mucosas do órgão genital externo feminino. A vulva fica entre o púbis (região de pelos), a região perianal (próxima ao ânus), as pregas da raiz das coxas e a entrada da uretra e vagina.

Como é o exame de captura híbrida?

CAPTURA HÍBRIDA | CITOLAB. O que é: Detecta agentes causadores de doenças não identificáveis pelos métodos habituais ou rotineiros. Exame molecular que utiliza sondas de DNA conhecidas, que se ligam aos componentes nucleares ácidos destes agentes formando híbridos, posteriormente detectáveis por quimioluminescência.

Como é feito o PCR para HPV?

Esse teste consiste na retirada de pequenas amostras das paredes da vagina e do colo do útero, que são enviadas para o laboratório para que sejam analisadas com o objetivo de identificar o material genético do vírus na célula.

Quantos dias depois da biópsia pode ter relação?

Caso você tenha feito uma biópsia, poderá ter um pequeno sangramento, "aguado" ou mais escuro. Não se preocupe, isto para em alguns dias. Você também deverá evitar as relações sexuais com penetração vaginal por cerca de 7 dias. Você poderá deixar a clínica desacompanhada e ir trabalhar ou passear, se quiser.