Afinal, estamos falando de uma cirurgia de próstata, a RTU de próstata. Mas então, o que significa RTU de próstata? E para além do significado dessa sigla, o que é RTU de próstata, como ela funciona, e para quem essa cirurgia é indicada? Vamos explicar o procedimento, e falar ainda sobre a recuperação da RTU de próstata e também das possíveis complicações da RTU de próstata.
De acordo com os estudos, há comprovação da melhora do fluxo urinário, bem como dos demais sintomas urinários provocados pela HPB, como dificuldade para iniciar a micção, necessidade de urinar frequentemente, sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, diminuir a necessidade de levantar à noite para urinar, gotejamento após a micção e jato urinário interrompido.
dr.Paulo, para quem tem prostata de 160 gramas, tem pedra na bexiga, tem insuficiencia renal, e usa sonda supra- pubica e toma anticoagulante, aluma destas cirurgias ainda são viáveis, como modo de evitar a prostatectomia que lhe complica a vida, com incontinencia, etc?
Em uma era onde as opções de tratamento para a Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) são cada vez mais avançadas e diversificadas, a Ressecção Transuretral da Próstata (RTU de próstata) mantém seu lugar como uma opção segura, eficaz e comprovada. Mas, como com qualquer decisão médica, é importante que os pacientes estejam bem informados sobre os potenciais riscos e benefícios antes de tomar uma decisão.
Necessidade de retratamento – Alguns homens necessitam de tratamento de acompanhamento após a RTU, porque os sintomas retornam com o tempo ou nunca melhoram adequadamente. Às vezes, o retratamento é necessário porque a RTUP causa estreitamento (estenose) da uretra ou do colo da bexiga, ou porque não foi removido totalmente o a região central da prostata e ela volta a crescer e necessita de nova cirurgia.
A alça é então usada para remover o excesso de tecido prostático que está causando a obstrução. Este tecido é cuidadosamente cortado e removido, enquanto o fluxo contínuo de líquido através do ressectoscópio ajuda a lavar os fragmentos de tecido para fora da bexiga. O procedimento pode durar entre 60 a 90 minutos, dependendo do tamanho da próstata e do volume de tecido a ser removido.
Fiz há 25 dias RTU da próstata e quebra de pedra na bexiga. Ontem fiz 3 micções em jato de sangue vivo. Durante a noite fiz pequenas micções e hoje de manhã voltei a ter uma micção em jato de sangue. Não tenho dores, e tudo estava a funcionar bem. Tenho 63 anos. Ontem fui às compras que carreguei para casa. Isto é normal?
A HPB é uma condição que causa o aumento da próstata, resultando na compressão da uretra. Isso pode levar a vários sintomas desconfortáveis, como a necessidade de urinar com frequência, especialmente à noite, dificuldade para começar a urinar, esforço para urinar, fluxo de urina fraco ou interrompido, e a sensação de que a bexiga não esvaziou completamente. A RTU de próstata é comumente indicada para tratar a HPB quando os sintomas se tornam significativos ou quando há complicações decorrentes da HPB.
Orgasmo seco – Um efeito comum e de longo prazo de qualquer tipo de cirurgia de próstata é a liberação de sêmen durante a ejaculação na bexiga, em vez de sair do pênis. Também conhecida como ejaculação retrógrada, o orgasmo seco não é prejudicial e geralmente não afeta o prazer sexual. Mas isso pode interferir na sua capacidade de gerar um filho.
Essa abordagem permite um tratamento eficaz, menos invasivo, sem necessidade de internação em hospital e sem violação da uretra, que garante preservação da ereção e não provoca alterações na ejaculação.
A recuperação total da RTU de próstata pode levar algumas semanas. Durante esse período, é aconselhável evitar atividades físicas intensas e seguir as orientações do médico para cuidar da saúde urinária. O acompanhamento médico é importante para monitorar o progresso da recuperação e tratar quaisquer complicações que possam surgir.
Agora falando de alguns aspectos práticos: quanto tempo demora uma cirurgia de RTU? A cirurgia de RTU tradicional deve demorar até 1 hora e meia de cirurgia propriamente dita, fora o tempo de anestesia, preparo e posicionamento. Como eu disse antes, outros tipos de RTU, como a bipolar ou com laser podem demorar tempos mais prolongados.
Antes da cirurgia, o urologista realiza uma avaliação completa para determinar se a RTU de próstata é a opção de tratamento mais adequada. Isso pode envolver uma variedade de testes, incluindo um exame de sangue, um exame de urina, um ultrassom renal e da bexiga, e possivelmente uma urografia excretora ou uma cistoscopia.
Como com qualquer procedimento médico, a RTU de próstata tem seus benefícios e riscos. É importante entender cada um deles para poder fazer uma decisão informada sobre o tratamento.
Esse é um procedimento pouco invasivo, realizado com a introdução de um cateter fino na virilha do paciente para acesso à próstata. A sonda identifica vasos que nutrem a próstata e injeta substâncias que interrompem o fluxo sanguíneo na região. Dessa forma, há uma morte progressiva das células no interior da glândula.
São diversas abordagens utilizadas para reduzir as dimensões da glândula e devolver a qualidade de vida para o homem, porém, em quase todas as técnicas cirúrgicas há uma diminuição do volume ejaculatório ou até mesmo o orgasmo seco.
A próstata aumentada traz diversos problemas que impactam significativamente a qualidade de vida do homem, especialmente no que se refere ao comportamento miccional, mas também afeta a ejaculação, e, em alguns casos, pode prejudicar até a função erétil.
A RTU de próstata, seja tradicional ou a laser, é um tratamento muito eficaz para a hiperplasia prostática benigna quando bem indicado. Se você tiver sintomas urinários por causa do crescimento da próstata, ou está cuidando de alguém com esse problema, marque uma consulta com um urologista e se informe sobre qual o melhor tratamento para seu caso.
A cirurgia de próstata aumentada é conhecida como prostatectomia simples, e vai promover a diminuição desta glândula masculina, que é responsável por produzir um líquido que nutre e transporta o esperma. Em geral, há uma remoção parcial da próstata, retirando o miolo da glândula e mantendo a sua cápsula.
Um dos aspectos mais importantes da RTU de próstata é que ela é considerada uma cirurgia minimamente invasiva. Isso significa que não são feitas grandes incisões no corpo, reduzindo a dor pós-operatória, o risco de infecção e o tempo de recuperação. Isso é possível graças ao ressectoscópio, que é inserido através da uretra, evitando a necessidade de incisões externas.
No episódio de Omenscast de hoje, o médico e urologista João Brunhara vai esmiuçar a cirurgia de RTU de próstata para quem está preocupado com o procedimento. A transcrição do áudio você poderá encontrar aqui.
A RTU de próstata é realizada sob anestesia, que pode ser geral ou espinhal. Uma vez que o paciente está anestesiado, o urologista insere o ressectoscópio na uretra. O ressectoscópio é um tubo fino que contém uma câmera, uma luz e uma alça elétrica ou a laser. Através da câmera, o médico pode visualizar a próstata e a uretra em detalhes.
A RTUP é a cirurgia padrão para a HBP. O objetivo é remover a parte da próstata que causa os sintomas. O procedimento é feito através da uretra, sem a necessidade realizar uma incisão na parte inferior do abdómen. Este tipo de cirurgia é conhecido como tratamento minimamente invasivo.
RTU é a sigla para Resseção Transuretral de Próstata, mais conhecida e popularizada como a "raspagem" da próstata. Consiste em um procedimento minimamente invasivo (sem cortes externos) em que o urologista acessa a próstata através de um aparelho endoscópico.
A cirurgia para a raspagem da próstata e conhecida pelo nome de RTU (que significa: Ressecção Transuretral da Próstata). É um procedimento feito sem cortes através da uretra.
Coberto por poucos planos de saúde, o procedimento custa R$ 25 mil. O aposentado Geraldo Felipe de Araújo, de 69 anos, passou pelo tratamento em julho. Ele conta que há cinco anos sofre com problema na próstata. O procedimento foi recomendado pelo médico.
A recuperação da cirurgia de próstata é relativamente rápida e apenas é recomendado ficar de repouso, evitando esforços, por aproximadamente 10 a 15 dias.
Para tratar a próstata aumentada, que normalmente é causada pela hiperplasia benigna da próstata, o urologista geralmente indica o uso de medicamentos para relaxar os músculos da próstata e aliviar os sintomas, como dificuldade para urinar ou vontade repentina de urinar, por exemplo.
Para tratar a Próstata aumentada que normalmente é causada pela hiperplasia benigna da próstata, o urologista geralmente indica o uso de medicamentos, como tansulosina, alfuzosina, doxazosina e silodosina para relaxar os músculos da próstata e aliviar os sintomas, como dificuldade para urinar ou vontade repentina de ...