EQST

Como Fazer Uma Petiço De Despejo?

Como fazer uma petição de despejo?

Os principais passos da ação de despejo
  1. Agende uma consulta com um advogado com especialidade em Direito Imobiliário. ...
  2. Explique para o profissional a razão pela qual você quer rescindir o contrato, ele poderá avaliar o seu caso à luz do contrato e da legislação aplicável.
Mais itens...•4 de out. de 2019

Como funciona a ação de despejo por falta de pagamento?

O que fazer ao receber uma ação de despejo Para fazê-lo, deve entrar em contato com um advogado e apresentar provas de que os valores cobrados já foram pagos, se esse for o caso do processo, ou que não correspondem à quantia realmente devida por ele. A contestação também deve ocorrer no prazo de 15 dias.

É possível propor a ação de despejo sem cumular com a cobrança dos valores devidos?

É possível propor a ação de despejo sem cumular com a cobrança dos valores devidos, a fim de se obter maior celeridade na tramitação, já que a única defesa possível do locatário é efetuar o pagamento do débito ou desocupar o imóvel.

Quanto custa para entrar com uma ação de despejo?

As custas do despejo judicial é de 12 vezes o valor do aluguel mais todos os atos praticados por oficial de justiça, solicitação do juiz, além de honorários contratuais que não são incluídos no histórico da divida onde irá entrar os honorários de sucumbência.

Como faço para entrar com ação de despejo?

Para ajuizar a ação de despejo, o proprietário deve apresentar um motivo plausível, como por exemplo, a quebra de contrato. Nesse caso, o locador procura a orientação de um advogado especialista e recorre ao poder judiciário para exigir a saída do inquilino.

Qual o prazo para ação de despejo por falta de pagamento?

15 dias Na ação de despejo por falta de pagamento, a Lei do Inquilinato trouxe grande inovação em razão da possibilidade do locador requerer em juízo a liminar de desocupação do imóvel em 15 dias.

Quando posso pedir despejo por falta de pagamento?

A partir da primeira prestação de aluguel não paga já é possível entrar com a ação de despejo por falta de pagamento. Não há um número mínimo de meses de dívida para o proprietário ter direito a pedir o despejo do devedor; no primeiro mês isso já pode ocorrer.

Qual o valor da causa na ação de despejo por falta de pagamento cumulada com cobrança?

Despejo por falta de pagamento cumulado com cobrança. Valor da causa que deve corresponder a 12 meses de aluguel. Aplicação da regra do artigo 58, inciso III, da Lei do Inquilinato. Ainda que cumulada com cobrança de alugueres e encargos locação, o valor da causa é correspondente a doze alugueres.

Quando é cabível a ação de despejo?

Em caso de necessidade de retomada do imóvel urbano objeto de relação locatícia, é cabível o ajuizamento de ação de despejo, qualquer que seja o fundamento do término da locação (falta de pagamento ou outra infração contratual qualquer, por exemplo).

Quem pode entrar com ação de despejo?

Para ajuizar a ação de despejo, o proprietário deve apresentar um motivo plausível, como por exemplo, a quebra de contrato. Nesse caso, o locador procura a orientação de um advogado especialista e recorre ao poder judiciário para exigir a saída do inquilino.

Quanto tempo leva para executar uma ação de despejo?

12 meses O tempo de duração da ação de despejo varia de acordo com esses motivos e o processo pode levar entre 6 e 12 meses para que seja concedida a decisão final. Isso acontece pois o tema é muito controverso, especialmente nos casos em que o imóvel é utilizado como moradia pelo locatário.

Quando cabe uma ação de despejo?

Em caso de necessidade de retomada do imóvel urbano objeto de relação locatícia, é cabível o ajuizamento de ação de despejo, qualquer que seja o fundamento do término da locação (falta de pagamento ou outra infração contratual qualquer, por exemplo).

Quantos meses de atraso para ação de despejo?

O ideal é que o pedido de despejo ocorra em até 60 dias após o atraso no pagamento do aluguel. No entanto, o proprietário tem o direito de entrar com a ação judicial já no dia seguinte após a falta de pagamento do aluguel.

Quantos dias de aluguel atrasado posso ser despejado?

Com um dia de atraso no pagamento você pode ser despejado. Na prática com o segundo aluguel vencido já se aciona a justiça devido a demora no despejo.

Qual o prazo para pedido de despejo?

30 dias De acordo com a Lei, quando o proprietário envia uma notificação de despejo ao inquilino, o prazo recomendável para desocupação é de pelo menos 30 dias. Ao ser informado do despejo, o morador deve desocupar o imóvel dentro do prazo estipulado.

O que é despejo cumulado com cobrança?

O art. 62, I da Lei n. 8.245/1991 é claro no sentido de que o despejo e a rescisão do contrato podem ser cumulados com o pedido de cobrança dos aluguéis e acessórios da locação, esse último dirigido tanto à locatária quanto aos fiadores. ... pertencente a fiador de contrato de locação.

Qual o objetivo de uma ação de despejo?

A ação de despejo é um procedimento previsto na Lei do Inquilinato (nº 8.245/91) em que o proprietário de um imóvel alugado entra com o pedido de desocupação da propriedade a fim de retomar sua posse total.

Pode dar ordem de despejo na pandemia?

Por 38 votos favoráveis e 36 votos contrários, o Plenário aprovou nesta quarta-feira (23) projeto que suspende medidas judiciais o despejo ou desocupação de imóveis até o fim de 2021, devido à pandemia de coronavírus. O texto suspende os atos praticados desde 20 de março de 2020, exceto aqueles já concluídos.

Quando o proprietário pode despejar o inquilino?

Portanto, o inquilino pode ser despejado por qualquer infração contratual, além dos casos de inadimplemento, mudanças da destinação da locação do imóvel, alterações estruturais não autorizadas, violação das normas condominiais, entre outras. ... Caso não ocorra a quitação do débito o despejo será formalizado.