Tratamento de Pneumotórax O tratamento padrão da maioria dos casos é a drenagem torácica. Trata-se de um procedimento cirúrgico em que é inserido um tubo dentro do tórax ligado a um reservatório com água, o dreno de tórax em selo d'água. O ar sai da pleura, percorre o tubo e sai borbulhando no reservatório.
Nos casos de pneumotórax volumoso, está indicada a colocação de um tubo através do tórax para aspiração do ar e expansão do pulmão. Quando a pleura cicatriza após alguns dias, o tubo é retirado. Nos casos de pneumotórax hipertensivo, a colocação do tubo deve ser feita o mais rápido possível.
Cuidados de Enfermagem com Pacientes em Pneumotórax
As principais preocupações para avaliação e atendimento do traumatizado são as seguintes, em ordem de importância: (1) via aérea, (2) ventilação, (3) oxigenação, (4) controle de hemorragia, e (5) perfusão.
Para tratar a contusão é colocar gelo, imediatamente, no local. Esse tipo de lesão costuma curar sozinha, dentro de um período de tempo, que pode variar dependendo do grau da contusão. Uma pomada para contusão também pode aliviar a dor.
No atendimento à vítima de trauma, a proteção da coluna cervical constitui a medida universal adotada pelo profissional, e a primeira providência deve ser a estabilização manual. ... A finalidade principal e específica do colar cervical é proteger a coluna cervical de compressão.
O que é trauma? (traumatismo) - É a lesão corporal resultado da exposição à energia (mecânica, térmica, elétrica, química ou radiação) que interagiu com o corpo em quantidades acima da suportada fisiologicamente.
No contexto da enfermagem, define-se o Trauma como um evento nocivo que advém da liberação de formas específicas de energia ou de barreiras físicas ao fluxo normal de energia.