As dinâmicas de grupo são ferramentas normalmente usadas por profissionais de Recursos Humanos em processos seletivos. Com elas, é possível quebrar o gelo característico de uma seleção, além de promover a apresentação dos participantes. Empresas também utilizam essas dinâmicas para viabilizar a integração da equipe.
As seguintes dinâmicas de grupo sobre valores promovem a escuta ativa, o respeito mútuo e a empatia, permitindo aos jovens explorar diferentes perspectivas e aprender uns com os outros. Ao participarem dessas atividades, os jovens fortalecem sua compreensão dos valores pessoais e sociais.
Agir sem pensar nas consequências é um erro que muitos de nós cometemos! A dinâmica discute justamente isso! Primeiro, o grupo se senta em círculo e, em uma folha de papel, cada um deve riscar ou escrever o que quiser. Depois, as folhas devem ser amassadas. Peça a eles para desamassá-las e limpar tudo aquilo que foi escrito ou desenhado. Será que o papel ficará como antes?
O objetivo desta dinâmica é que um dos membros leia silenciosamente o conteúdo de uma folha de papel. Em seguida, ele contará no ouvido de um de seus colegas o que interpretou da folha. Esse colega fará o mesmo com o próximo e assim sucessivamente, contando no ouvido o que foi ouvindo.
Para torná-lo mais interessante, recomenda-se propor essa dinâmica na forma de academia, colocando notas ou dicas para ativar a curiosidade e também fornecendo dados para que os grupos reflitam sobre onde estão procurando.
Antes de entrar em detalhes e ver alguns exemplos, é necessário enfatizar que deve ser levado em consideração que cada grupo é um mundo . É por isso que, antes de escolher uma dinâmica de grupo, você deve saber como as pessoas a quem a atividade se destina e qual é o objetivo que se pretende alcançar com ela.
O instrutor divide o grupo em quatro equipes e explica que ocorreu uma tragédia nos Andes quando um avião caiu. Os sobreviventes tiveram que recorrer à antropofagia para sobreviver.
As dinâmicas para grupos de jovens são estratégias assertivas que promovem a solidariedade, a resolução de problemas, bem como a aplicação do pensamento lógico para melhorar a produtividade. Durante a juventude, é essencial praticar diferentes atividades que promovam a integração social e que colaborem para que os jovens reflitam sobre temas como moral e valores, mas de uma forma divertida.
Hoje, é vital ter uma visão global para liderar bem. Também é fundamental ter um modelo ou alguém a quem procurar em tempos de enfrentar crises. O desafio da liderança é ser dominante, embora não rude demais; ser enfático, mas não fraco. As dinâmicas de grupo ajudam os jovens a confiarem nos seus líderes, mas, mais do que isso, a confiarem nos seus colegas e em si mesmos.
Cada componente deve escolher um personagem famoso com quem ele compartilha seu nome. Então, na frente de todo o grupo, você deve imitar o personagem e o resto deve adivinhar qual é o nome dele.
Cada participante terá a oportunidade de escrever em um pedaço de papel seus medos e esperanças. O coordenador do debate dará a palavra a cada pessoa para que leiam o que escreveram e anotará os aspectos mais importantes no quadro.
Assim que tiverem sucesso, será discutido como o fizeram. Se falassem para saber ou discutir qual deveria ser a ordem, como conseguiam trocar de lugar sem sair da linha ou incomodar um ao outro …
Essa é uma dinâmica que auxilia os colegas a se conhecerem melhor e a desenvolver empatia uns pelos outros. Além disso, é perfeita para fortalecer a conexão grupal. O jogo começa escolhendo um dos membros como o agricultor. Em seguida, o processo segue da seguinte forma:
Para essa atividade, o instrutor deve colocar os participantes em um ambiente separado, dividindo-os em pequenos grupos. Em seguida, entregar um bilhete com a seguinte frase: “Estas são as tarefas que devem ser realizadas em 10 minutos. Volto logo”. Neste recado devem estar listadas diversas tarefas, algumas simples e outras mais complexas, como: providenciar uma pinça, um chocolate, um documento com foto, um apontador etc.
Se você é um profissional de RH, líder de uma comunidade ou apenas quer fazer algo diferente com seus amigos, trouxemos uma lista com várias sugestões de dinâmicas de grupo para jovens. A sugestão é trabalhar com grupos de até 20 pessoas para facilitar o processo. Com essas brincadeiras, não há “iceberg” que resista a ser quebrado!
As dinâmicas para jovens, individuais ou em grupo, são excelentes ferramentas utilizadas com o objetivo de avaliar perfis comportamentais, selecionar profissionais adequados a um determinado cargo ou ocupação, entrosar colaboradores e, ainda, desenvolver profissionais e equipes e engajá-las.
Cada participante da dinâmica deve escolher um elemento que o represente, refletir sobre por que o escolheu e descrever isso em sua folha. Depois, as análises e reflexões devem ser compartilhadas em grupos.
Quando o dinamizador diz “pessoas para pessoas”, um dos dois círculos deve mover um lugar para a direita. Assim, os casais são mudados e apresentados novamente de acordo com as regras estabelecidas.
Posteriormente, são introduzidas situações nas quais o comportamento é assertivo e praticado. Além disso, exemplos de situações nas quais praticar estilo assertivo podem ser usados.
Está aí um jogo que integra uma equipe como ninguém – ou não! Desmonte um quebra-cabeças e peça que o grupo monte em determinado espaço de tempo. Outra ideia é ter dois jogos iguais e dividir os participantes em dois grupos, cada um com um líder. Ele é quem vai delegar as ações de cada membro da sua equipe.