Na escala fixa ou principal do paquímetro, a leitura feita antes do zero do nônio corresponde à leitura em milímetro . Em seguida, você deve contar os traços do nônio até o ponto em que um deles coincidir com um traço da escala fixa. Depois, você soma o número que leu na escala fixa ao número que leu no nônio.
A figura exemplifica um nônio com 10 divisões.
O paquímetro é utilizado para fazer medições com rapidez, em peças cujo grau de precisão seja de até 0,02 mm ou 1/128 de polegada. Para calcular a sensibilidade S do paquímetro (em milímetros ou polegadas), divide- se o menor valor da escala fixa (régua) pelo número de divisões da escala móvel (Vernier ou Nônio).
O nônio é uma escala auxiliar que permite a leitura de medidas menores que as divisões da escala fixa. Proporciona uma medida com resolução menor e mais precisa. Dito isso, a resposta correta é: A resolução de um paquímetro é a menor medida do nônio.
Leitura da escala principal na parte de polegada dos valores que estão à esquerda antes do zero do nônio de polegada: temos 7 traços, como cada divisão vale 1/16, então (1/16) x 7 = 7/16.
#2 – Como Medir. O uso da trena é bem simples e intuitivo. Basta prender ou segurar a ponta da fita em um dos lados do objeto/parede que deve ser medido, e depois esticar a fita até a outra extremidade.