Para localizar um ponto num plano cartesiano, utilizamos a seqüência prática: O 1º número do par ordenado deve ser localizado no eixo das abscissas. O 2º número do par ordenado deve ser localizado no eixo das ordenadas. No encontro das perpendiculares aos eixos x e y, por esses pontos, determinamos o ponto procurado.
Muitas vezes, para localizar um ponto em um plano, utilizamos dois números racionais, em uma certa ordem. Denominamos esses números de par ordenado. Indicamos por (x, y) o par ordenado formado pelos elementos x e y, onde x é o 1º elemento e y é o 2º elemento. ...
A partir disso, podemos concluir que o par ordenado que não está representado no plano cartesiano é (9, -8).
O conjunto de todos os pares ordenados nos quais o primeiro elemento vem do conjunto X e o segundo do conjunto Y é chamado de Produto cartesiano de X e Y.
Um par ordenado é um conjunto de números reais que é utilizado para determinar uma localização no plano cartesiano.
No plano cartesiano, a reta vertical responsável pelas coordenadas y é chamada de ordenada, e a reta horizontal, responsável pelas coordenadas x, é chamada de abcissa. Um par ordenado é formado por dois números reais que representam uma coordenada. ... Isso acontece porque a primeira coordenada sempre é a coordenada x.
John Davis
Hiparco
O quadrante náutico foi um instrumento que surgiu antes mesmo do astrolábio e da balestilha, sua principal função era medir distâncias percorridas através do ângulo de inclinação da Estrela Polar, mas também era útil, até certo ponto, para calcular a latitude de um dado local.