Os sucos detox, como de couve, limão e pepino, de tomate, ou de aipo com abacaxi, são feitos à base de frutas e vegetais que têm ação antioxidante, laxante e diurética, melhorando o funcionamento do intestino, diminuindo a retenção de líquidos e ajudando, assim, a emagrecer e secar a barriga.
Sou a Mari, nutri formada pela Universidade Federal de Santa Catarina e Pós Graduanda em Nutrição Esportiva, Estética e Emagrecimento pelo Grupo Plenitude. Meu trabalho é com foco em emagrecimento, comportamento alimentar e performance esportiva. Comigo você vai aprender a comer sem medo, e desenvolver sua melhor forma. Te espero nessa jornada!
Após a dieta detox, para manter o peso sob controle e ajudar na prevenção de doenças como câncer obesidade e diabetes, é importante manter uma alimentação equilibrada, evitando o consumo de alimentos industrializados e ricos em açúcar e gordura, como farinhas refinadas, carnes defumadas, sorvetes, pizzas, enlatados, óleos vegetais refinados, bebidas alcoólicas e frituras.
Assim como na fase 1, nesta fase também é importante evitar os alimentos inflamatórios, o glúten, a lactose, os alimentos processados, e os peixes e frutos do mar com grandes quantidades de mercúrio.
Muitas vezes, as refeições podem apresentar contaminação por herbicidas (utilizados na agricultura para o fim de ervas daninhas), antibióticos, hormônios e medicamentos usados em animais e plantios, além de adoçantes e corantes alimentícios.
Muitas pessoas apostam nos sucos detox para perder peso, mas será que funcionam mesmo? É fato que esses sucos trazem benefícios à saúde, mas não se tratam de uma fórmula mágica que funciona sozinha. Eles eliminam toxinas do corpo e podem, sim, ajudar a desinchar, mas apenas quando aliados a um estilo de vida saudável e equilibrado.
A primeira fase dura entre 7 e 14 dias e consiste em eliminar todos os compostos que são tóxicos para o organismo, como alimentos com agrotóxicos e aditivos químicos presentes em alimentos industrializados. Esta etapa pode ajudar na eliminação de toxinas e fortalecer o sistema imunológico.
O estresse também é um fator que pode contribuir para o aumento de toxinas, pois eleva a produção de hormônios como o cortisol, noradrenalina e adrenalina. A longo prazo, a ação hormonal pode evoluir para um quadro de arritmia e hipertensão, por exemplo.
Durante a dieta detox, há uma maior ingestão de frutas, vegetais e leguminosas, que são ricos em fibras, antioxidantes e minerais que fortalecem o sistema imunológico e contribuem para o bem estar, uma boa qualidade do sono, além de ajudar na prevenção de doenças como obesidade e diabetes. Veja outros benefícios de desintoxicar o organismo.
Nesta fase é recomendado excluir da dieta os alimentos com cafeína, como o chá verde e o café; os alimentos inflamatórios, como as bebida alcoólicas e o açúcar; a lactose, presente nos laticínios; os alimentos com glúten, como pães e massas; os alimentos processados, como carnes defumadas, sorvetes, pizzas e enlatados; assim como os peixes e frutos do mar com grandes quantidades de mercúrio, como mariscos, cavala, robalo e atum.
Indicação: para quem deseja um suco doce e está focado na purificação do organismo. “A maçã é uma ótima opção, pois já é doce, evitando o uso de açúcar ou adoçante, e ainda tem pectina, uma fibra que entre os seus muitos benefícios, elimina as toxinas do organismo”, explica Cátia.
No universo da nutrição e das sobremesas, o açúcar sempre foi o vilão, relegando muitas delas a uma reputação de não saudáveis. No entanto, uma revolução doce está em andamento:
Por ser uma alimentação que prioriza a ingestão de alimentos naturais e saudáveis, além de diminuir o consumo de alimentos ricos em açúcar e gordura, como refrigerante, frituras e fast food, a dieta detox pode ajudar na perda de peso, melhorar o funcionamento do intestino e a disposição física e mental.
O suco detox é realmente uma bebida de grande valor nutricional, mas o seu preparo, principalmente se for para consumo diário, nem sempre é possível. Pelo tempo necessário para fazê-lo ou pela necessidade de ir à feira com frequência em busca dos alimentos frescos, fica inviável para a rotina corrida da maioria das pessoas.
O suco detox é indicado para todas as pessoas, de modo geral, mas é especialmente recomendado para quem exagerou do consumo de álcool ou abusou de comidas gordurosas (fast foods), por exemplo.
Ajuda na coagulação do sangue, previne anemia, protege contra certos tipos de câncer, combate a artrite, asma e distúrbios autoimunes, diminui o nível de colesterol e é também um anti-inflamatório natural.
Essas são propriedades que podem fornecer muitos benefícios para a saúde da pele, mantendo-a mais hidratadas e flexível. Além disso, as propriedades antioxidantes, combatem os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce das células.
Pela praticidade, é comum que as pessoas optem pelos sucos detox industrializados. No entanto, é preciso destacar que o consumo do suco fresco e feito em casa é sempre uma opção mais benéfica.