Conhecer e respeitar as normas sobre como estocar os alimentos é fundamental para diminuir os riscos de contaminação, e oferecer um serviço mais qualificado.
Dessa forma, os resultados serão os melhores! Saber como estocar os alimentos é um cuidado com você, sua empresa e seus clientes. E com certeza um diferencial competitivo.
O cuidado com a higiene do seu negócio precisa estar também longe dos olhos dos clientes, no estoque, onde, por vezes, tudo começa. Nesse sentido, é fundamental seguir as normas de saúde e higiene estabelecidas pela Anvisa.
O estoque de alimentos deve ser uma rotina de uma empresa food service que quer se tornar próspera, afinal, o excesso ou a falta podem resultar em grandes prejuízos. Mas como otimizar esse processo? Tecnologia.
Oferecer atendimento de qualidade, agilidade no serviço, eficiência na entrega e um bom preço — considerando que tudo isso começa com um bom estoque — é uma tarefa desafiadora. Mas com um sistema isso se torna mais fácil.
Portanto, se você está começando a montar seu estoque de alimentos, certifique-se de incluir grãos e farinhas em sua lista. Estes alimentos são a base para muitos pratos deliciosos e nutritivos, além de ser uma ótima opção para aqueles com intolerância ao glúten.
Ao fazer o controle de qualidade de alimentos, evite comprar demais, inclusive produtos em promoção próximos ao vencimento, a não ser que eles sejam de grande saída. Tenha um estoque mínimo para os itens que são carro-chefe de seu empreendimento.
Pensando em melhorar não só o estoque de alimentos mas toda sua operação do seu negócio, a maior empresa de tecnologia do Brasil criou o TOTVS Food Service – Linha Chef. Com ele, você terá um sistema ágil e que consegue atender às necessidades administrativas na mesma medida que as operacionais.
Açúcar, mel e xaropes fazem parte do estoque de alimentos a que todos têm acesso para garantir que a família tenha alimentos saudáveis e nutritivos. Embora todos os três sejam adoçantes, eles são diferentes na aplicação, na duração da conservação e no sabor.
É a etiqueta também que vai fazer com que você não corra o risco de juntar itens que não podem ficar próximos. Um exemplo básico: enlatados precisam ser guardados distante de farelos e grãos.
Quando você for comprar alimentos, verifique a data de validade ou o selo de qualidade. Estas datas podem variar para diferentes itens e produtos, portanto, certifique-se de ler os rótulos com cuidado antes de adquirir alimentos. Se você estiver armazenando os alimentos em seu próprio armazém ou estoque, é essencial manter o controle das datas de validade e dos selos de qualidade.
O método é chamado de PEPS — primeiro que entra, primeiro que sai — e quer dizer exatamente isso. No caso os produtos que chegaram primeiro no estoque também devem ser vendidos primeiro. Sendo assim, tudo o que chegar de novo deve ser armazenado atrás dos produtos mais velhos.
Em seguida, limpar frequentemente os chãos do armazenamento de alimentos para remover detritos. Finalmente, desinfete toda a área de armazenamento de alimentos com produtos químicos apropriados. Estas são apenas algumas das práticas importantes para manter um armazenamento de alimentos limpo.
As nozes e sementes estão se tornando cada vez mais populares entre as pessoas que estão se preocupando com a qualidade de seus alimentos. O estoque de alimentos que contém nozes e sementes pode ser uma grande adição para qualquer dieta. Elas fornecem muitos nutrientes, além de serem extremamente versáteis e saborosas.
Além disso, estocar grandes volumes gera custos desnecessários e pode inviabilizar o estoque da empresa. Para não sofrer com excesso, você precisa entender muito bem o que é estoque mínimo, médio e claro, máximo.
Rotacionar Estoque de Alimentos com Frequência é uma das melhores maneiras de manter seu alimentos seguro e de alta qualidade. A rotação regular do seu estoque de alimentos garante que os alimentos tenham menos chance de estragar antes do seu uso. Além disso, garante que os alimentos estejam sempre frescos e que sejam usados com segurança para preparar refeições de qualidade.
12 ideias baratas para estocar alimento e outros itens de primeira necessidade
Dicas gerais de como realizar o armazenamento de alimentos
Nas prateleiras superiores da geladeira, coloque os alimentos que necessitam de maior refrigeração, tais como leite e seus derivados. Nas prateleiras inferiores, os alimentos que necessitam de menos refrigeração. Legumes, verduras e frutas na caixa específica para eles da geladeira.
O congelador fica na parte de cima da geladeira porque o ar frio é mais denso e, portanto, tem a tendência a descer, enquanto que o menos frio sobe, estabelecendo-se assim uma circulação do ar no interior da geladeira denominada "corrente de convecção".
A geladeira não conserva um alimento para sempre, mas consegue retardar o processo de proliferação de bactérias graças à baixa temperatura. ... Isso porque eles são mais fáceis de serem higienizados, e não deixam que haja contaminação por cheiro ou gosto de outros alimentos guardados.
Por que conservar os alimentos? A população na Terra supera a demanda de alimentos e sem ela o ser humano não sobrevive. ... Além disso, a conservação correta destrói bactérias e enzimas. Isso não só evitará doenças alimentares, como também prolongará o “tempo de prateleira” de um produto.