crossorigin="anonymous">
Coloque o leite na caneca e espere o mesmo ferver (quando aquela espuma começar a subir). Espere até a espuma quase sair da caneca. Desligue o fogo e coloque o leite QUENTE (Não espere esfriar) no liquidificador e deixe batendo por mais ou menos 2 minutos e tire com uma colher a camada de espuma (gordura).
Modo de Preparo:
Dicas: utilizei nata caseira, quando ferver o leite espere esfriar e retire a nata que fica por cima coloque em um pote plástico e guarde no congelador até juntar a quantidade desejada.
O processo é bem simples: em uma tigela funda, coloque a nata [um quilo de nata rende mais ou menos meio quilo de manteiga, então não compensa fazer se você tiver pouca nata] e vá batendo com o fouet.
Porém, caso ele “desande” ou talhe, você pode salvar o preparo dissolvendo uma colher de sopa de amido de milho em 1/4 de xícara de leite, água ou no próprio molho, e misturar com cuidado. Em seguida, volte ao fogo baixo e mexa bem até engrossar.
Para tirar o "ranço" à mateiga, cobre a manteiga, durante 15 minutos, com água fria com uma colher de chá de bicarbonato de sódio, depois lava-a em duas águas.
Resposta. Resposta: Fora da geladeira, bactérias e fungos fazem a festa sobre ela, deixando-a rançosa e amarga – uma manteiga que sai para passear e não volta pode causar até intoxicação alimentar. Dentro do refrigerador, as temperaturas de 0 a 5 ºC freiam essa proliferação, estendendo sua vida útil.
É só não abusar: segundo o biomédico Roberto Figueiredo, especialista em higiene de alimentos, a manteiga pode ficar fora por até duas horas. Mas, se você não quer acordar às 6 da manhã para guardar a manteiga até as 8 horas, a dica é deixá-la na porta da geladeira, onde a temperatura menos baixa a torna menos dura.
Como obter a manteiga em ponto de pomada? A maneira mais segura é retirar a manteiga da geladeira com uma certa antecedência, pois aí ela irá alcançar o ponto de pomada até o momento da realização da receita.
Coloque o pedaço de manteiga que irá utilizar sobre um prato e, em seguida, coloque o copo quente sobre ele, com a boca do copo virada para o prato. Deixe ali por alguns minutinhos e voilà: manteiga pronta pra uso sem nenhuma dificuldade!
A marca de pães Warburtons criou uma faca eletrônica que esquenta a ponta e faz com que a manteiga derreta, facilitando a degustação do seu pãozinho matinal. O bom é que ela não esquenta ao ponto de queimar a sua mão, ela tem a temperatura ideal de 41.
Não tem prato rotativo, coloca-se directamente na base o recipiente com os ingredientes. Para amolecer margarina utilizo os 400 w, uma potência baixa. Programo 20 segundos, abro e vejo como está a margarina. Convém programar sempre pouco tempo de cada vez e ir observando como está.
Basicamente, quando as receitas pedem manteiga amolecida, elas usam o método de creme; o açúcar e a manteiga são misturados de tal maneira que o açúcar corta pequenas bolhas de ar na manteiga. Essas pequenas bolhas podem adicionar sopro extra aos cookies.
Além de ser usada no preparo seja quando a carne é selada ou enquanto a assada, os nordestinos também aproveitam para jogar manteiga na carne enquanto a comem, ressaltando ainda mais o seu sabor. Quase todos os alimentos podem ser refogados na manteiga de garrafa no lugar do azeite.
Muito utilizada nos pratos regionais, como o tradicional baião de dois, no Nordeste a manteiga de garrafa também é conhecida como manteiga da terra, da cozinha ou do gado.
E o consumo desses ácidos graxos na dieta diminuem o nível do colesterol-HDL e elevam o LDL, que são parâmetros bioquímicos considerados na avaliação da qualidade da dieta. Pois quando há uma elevação dos níveis de LDL, influencia o aumento do colesterol.
Apresenta aroma delicado e sabor característico (levemente rançoso), sendo utilizada como ingrediente de diversos pratos regionais, ou mesmo como um acompanhamento na carne de sol com macaxeira e feijão-verde ou feijão fradinho, no Bode na Brasa, no baião de dois, compõe um dos ingredientes do famoso Pirão de Leite do ...
"Para as pessoas que devem controlar o consumo de sal, lactose e proteínas do leite, a manteiga ghee é uma opção mais saudável. Apesar de o ghee ser calórico, pois sua composição é apenas gordura.
“Na verdade, a ghee tem ácidos graxos saturados exatamente iguais aos da manteiga convencional, que, ok, até ajudam a aumentar o colesterol bom, o HDL, mas também elevam o LDL, ruim”, pondera Clarissa. “Logo, o excesso pode contribuir para doenças cardiovasculares“, acrescenta a nutricionista da Abeso.
Melhor opção é a manteiga ghee, que é uma manteiga clarificada, usada na medicina Ayurveda e na cultura indiana como um alimento curativo e rejuvenescedor.
A manteiga tradicional é composta pela gordura do leite, sólidos do leite e água. A manteiga ghee, por outro lado, é apenas a gordura do leite (manteiga clarificada) e água.
Manteiga de Primeira Qualidade Tem um pouco menos gordura do que a extra (entre 80 e 82%) e é mais ácida (por volta de 8%). Pode ainda levar mais sal que a extra. Além disso, pode receber a adição de corantes, como o urucum.