Sons respiratórios normais: São ouvidos em todos os campos pulmonares e são sons suaves e graves na inspiração longa e na expiração curta. Ruídos brônquicos – representam o movimento de ar pela traqueia. São ouvidos sobre a traqueia e são altos na expiração longa.
O exame físico consiste em um conjunto de técnicas a serem realizadas pelo profissional de saúde a fim de recolher informações básicas frente a situação do paciente com objetivo principal o diagnóstico de uma doença ou a detecção do mau funcionamento do organismo subsidiando as intervenções de enfermagem, ...
Inspeção - taquipnéia, expiração prolongada, tórax em tonel, dedos em baqueta de tambor. Palpação - diminuição da expansibilidade; FTV diminuído. Percussão - hiperressonância, limite inferior de ambos pulmões rebaixados. Ausculta - MV diminuído, prolongamento da expiração, ocasionalmente roncos, sibilos e estertores.
Crepitação é o termo científico para os estalos, barulhos ou “cracks” que acontecem no joelho durante o movimento.
Os sibilos são sons altos, semelhantes a um assobio que ocorrem durante a respiração quando há bloqueio parcial das vias aéreas.
Sibilos são achados comuns em pacientes com quadros de broncoespasmo e obstrução das vias aéreas. Sem dúvida, uma das causas mais frequentes de queixas de sibilância, ou da sua ausculta no exame físico, é a asma brônquica. Apesar disso, inúmeras outras moléstias também podem cursar com a presença desse sinal.
O sibilo é um ruído de assobio relativamente agudo produzido pelo movimento do ar em vias respiratórias de pequeno calibre estreitadas ou comprimidas.
A sibilância, popularmente conhecida por chiado, caracteriza-se por um som agudo, semelhante a um assobio, que ocorre quando a pessoa respira.
Sibilos são sons sibilantes relativamente agudos que ocorrem durante a respiração quando há bloqueio ou estreitamento parcial das vias respiratórias. Os sibilos são causados por um estreitamento das vias respiratórias. A depender da causa, outros sintomas podem incluir tosse, febre e coriza.
Os sintomas mais comuns relacionados ao aparecimento de sibilos são tosse, dispneia (falta de ar) e opressão torácica (aperto no peito). Os sibilos são sons contínuos, de característica musical e com tom agudo. Podem ser percebidos em qualquer fase do ciclo respiratório, embora sejam mais audíveis na expiração.
Significado de Estertor [Medicina] Som proveniente dos pulmões que, percebido por uma ausculta pulmonar, apresenta uma intensidade anormal. Etimologia (origem da palavra estertor).
Estertores: Sons intermitentes, intensos, crepitantes, de totalidade média. Auscultados no início ou meio da inspiração. Desaparecem com a tosse. Indicam líquido nos bronquíolos e brônquios.
Diminuição da concentração de oxigénio sanguíneo.
Se o doente tem polipneia com frequência respiratória superior a 20 ciclos/minuto, o tratamento indicado é a administração de morfina ou outro opióide forte, porque diminui a frequência respiratória e desta forma a intensidade do estertor.
O tratamento da infecção respiratória depende da sua causa e da gravidade da infecção. Assim, geralmente, é indicado repouso, uso de analgésicos e antitérmicos, como Dipirona ou Paracetamol, e bastante hidratação ao longo do dia.
Considera-se pneumonia em paciente com evidência radiológica de pneumonia, com pelo menos um dos seguintes sinais ou sintomas: tosse, dor pleurítica, febre>38ºC, escarro purulento, freqüência respiratória>25 irpm ou ausculta pulmonar compatível (estertores, roncos ou macicez à percussão do tórax).
As secreções na garganta ou o relaxamento dos músculos da garganta provocam, por vezes, uma respiração ruidosa, denominada o estertor da morte. O ruído pode ser evitado ao mudar a posição do paciente, limitar a ingestão de líquidos ou usar medicamentos para secar as secreções.
Os sintomas podem geralmente ser antecipados e tratados.
Estertores crepitantes ou finos: Ouvidos ao início da inspiração, são sons de maior frequência e menor duração. Causados por líquidos nos alvéolos. Podem ser causados por pneumonia, edema de pulmão e fibrose pulmonar...
Significado de Sororoca substantivo feminino [Brasil] Murmúrio do moribundo, estertor. Peixe marinho, semelhante à cavala, da família dos escombrídeos. [Brasil: Nordeste] Onça pintada.
Podemos destacar uma gama de sinais/sintomas que enfrentaremos nesta ocasião, a depender de maneira individual da doença de base e das comorbidades do paciente: fraqueza e fadiga com diminuição das atividades sociais; diminuição da alimentação por via oral; imobilidade e maior dependência para atividades básicas; ...
Conceito de Prova de Função Pulmonar Ou seja, a prova de função pulmonar é o teste que mede o desempenho respiratório do paciente. Criado em 1789, quando cientistas procuravam uma forma de avaliar a quantidade de oxigênio inalado na respiração, o teste do sopro é, hoje, um dos exames mais relevantes em pneumologia.
Denomina-se frêmito torácico uma sensação vibratória que se percebe ao palpar a superfície do tórax de um indivíduo. Quando a vibração é produzida no momento em que ele fala, chama-se frêmito toracovocal ou no momento em que ele respira (frêmito pleural e frêmito brônquico).
Após a inspeção, iremos realizar a ausculta da região abdominal para verificar a presença de ruídos intestinais – ruídos hidroaéreos – que é o som normal dos intestinos que se apresentam como borbulhamentos e cliques, ocorrendo pela presença de ar que se movimenta nas alças intestinais por intermédio dos movimentos ...
O sinal é considerado positivo quando o paciente apresenta dor aguda ao se retirar bruscamente a mão do seu abdome, caracterizando o sinal Blumberg. Acompanhando este sinal pode-se observar hipertonia da musculatura no local, podendo ser forte e contínua ou ocorrer somente ao se exercer uma pressão sobre o local.
AUSCULTA: • Ruídos hidroaéreos (auscultar 15-20 seg cada quadrante). São classificados em normais/presentes, diminuídos ou aumentados. Freqüência ampla variação: 05 a 34 ruídos/min.