Em vigas contínuas a altura será calculada dividindo-se o maior vão, l1 , l2, ou ,ln, por 12, também arredondando-se para o múltiplo de 5 superior. Esta altura h pode ser usada em toda a viga, mesmo nos menores vãos. A altura da viga em balanço pode ser estimada dividindo-se o comprimento do balanço por cinco.
O vão necessário depende da largura dos degraus, em geral 25 cm. A quantidade de degraus depende da altura de cada um (espelho), não mais que 18 cm. Divida a altura entre o piso inferior e superior por 18 cm, arredonde para mais e multiplique por 25 cm para saber o vão necessário.
Para calcular, basta dividir a altura total em metros por 0,18, já que cada degrau só pode ter no máximo 18cm de altura. É importante lembrar que, nesse caso, a altura total não é medida do piso ao teto do ambiente, e sim do piso de baixo até o piso de cima, que é a distância total que a escada precisa atender.
Para inserir o elemento abertura sobre uma laje deve-se utilizar o comando “Elementos – Lajes - Inserir abertura”. "Este comando é válido somente para lajes maciças ou nervuradas". Caso seja definido um ponto sobre qualquer outro tipo de laje, o programa irá emitir alerta impedindo o lançamento.