crossorigin="anonymous">
Após três dias da ingestão dos ovos da Tênia, eles passam do intestino para a corrente sanguínea e se alojam nos tecidos como músculo, coração, olhos ou cérebro, formando larvas, conhecidos como cisticercos, que podem atingir o sistema nervoso e resultar na cisticercose cerebral ou neurocisticercose.
O principal exame utilizado para diagnosticar a presença de vermes intestinais é o exame parasitológico de fezes, conhecido popularmente por "exame de fezes", que avalia a presença de ovos ou cistos de parasitas nas fezes.
Os sintomas da ascaridíase relacionados ao sistema gastrointestinal são: dor abdominal, náuseas, vômitos, diarreia, distensão abdominal e perda de peso. Eliminação de vermes adultos visíveis nas fezes também pode ocorrer.
No entanto, sintomas como diarreia, desnutrição, anorexia, fraqueza e dor abdominal são algumas das consequências dessas doenças. As parasitoses intestinais são causadas por helmintos e protozoários que se manifestam no organismo dos seres vivos, provocando uma série de efeitos nocivos à saúde do infectado.
Parasitose é a infeção que se desenvolve a partir da presença de um volume anormal de parasitas intestinais (que incluem diversos tipos de micro-organismos). A principal forma de contaminação é a via fecal-oral a partir da água ou alimentos contaminados.
As parasitoses intestinais são infecções causadas por protozoários e helmintos, como amebas, lombrigas e giárdias, que costumam entrar no corpo humano na forma de cistos e ovos, principalmente, através da água e de alimentos contaminados.
Parasitoses: o que são e como diagnosticar