Além do enrijecimento da musculatura local, a rigidez na nuca pode causar dores e perda de movimentos da cabeça, com dificuldade em virar a face de um lado a outro ou mesmo encostar o queixo no peito. As dores causadas pela rigidez na nuca podem ser bastante intensas.
Este teste serve para as mais diversas investigações, tanto de lombociatalgia, irritação meníngea, traumas, hérnias de disco e hemorragias subaracnóideas. Atrelado a ele, a história clínica do paciente é essencial para delimitar qual entidade patológica o teste está indicando.
Sinal de Lasègue é um sinal clínico que descreve a existência de dor na parte posterior da perna quando a perna é estendida. A dor é provocada pela flexão da coxa sobre a bacia.
O Teste de Lasègue (TL), publicado em 1881 por Forst, discípulo de Charles Lasègue, é composto de duas etapas: primeiramente, realiza-se o TEPE, como apresentada por Lazarevic, seguida, então, pela flexão do quadril com o joelho fletido (Figura 2), diferenciando a dor ciática da dor da articulação coxo-femoral.
Um teste Romberg positivo sugere que a ataxia (falta de coordenação) é de natureza sensorial, ou seja, depende da perda da propriocepção. Um teste Romberg negativo sugere que a ataxia é de natureza cerebelar, ou seja, depende de disfunção localizada do cerebelo.
viral ou bacteriana: nesse tipo, o agente infeccioso é o que causa a inflamação do labirinto, podendo ser um vírus ou uma bactéria; emocional: a labirintite emocional está diretamente ligada à saúde emocional do paciente. Entre as causas desse tipo, estão o excesso de estresse e/ou de ansiedade.
Tratamento natural para Labirintite
Remédio para labirintite
Ao ter a sensação de tontura, vertigem ou perda de equilíbrio, você pode experimentar algumas das medidas a seguir para se sentir melhor:
A melhor maneira de prevenir a labirintite é evitando o consumo de cafeína, cigarro e álcool, não ficar em jejum por muito tempo, tomar muita água durante o dia e evitar sucos industrializados.
O tratamento para a labirintite depende da causa que está na sua origem e pode ser feito com medicamentos anti-histamínicos, antieméticos, benzodiazepinas, antibióticos e anti-inflamatórios, que devem ser indicados pelo otorrinolaringologista ou neurologista e ser usados conforme a sua orientação.
Os alimentos que pioram a labirintite e por isso devem ser evitados são: