Existem três tipos de frevo: o de rua, que não tem letra de música, apenas o ritmo eletrizante de trompetes e trombones; o frevo de canção, que é apresentado em clubes e é cantado; e o frevo de bloco, de ritmo mais lento, com vozes femininas acompanhadas de violão, bandolim e outros instrumentos de corda.
Os passos básicos elementares são: dobradiça, tesoura, locomotiva, ferrolho, parafuso, pontilhado, ponta de pé e calcanhar, Saci-Pererê, abanando, caindo-nas-molas e pernada, este último claramente identificável na capoeira.
Assim, todos são convidados a dançar e cantar. Uma das principais características do samba de roda é que, normalmente, são as mulheres que dançam na roda enquanto os homens batem palma, cantam e tocam os instrumentos. Essa manifestação geralmente ocorria nas festas tradicionais ou no culto aos orixás.
O Samba de Breque: Samba-de-breque é o nome de um sub-gênero musical derivado do samba. A principal característica do estilo é a pausa no acompanhamento acentuadamente sincopado para uma intervenção declamatória do intérprete.
O samba de roda é um estilo musical popular brasileiro. Trata-se de uma variante do samba com raízes africanas, e que reúne diversas músicas, poesias e danças. Além das tradições trazidas ao Brasil pelos escravos africanos, a história do samba de roda inclui também algumas características musicais de origem portuguesa.
1. Carruagem de quatro rodas, com um assento alto adiante e dois bancos atrás, longitudinais e fronteiros um ao outro.