Indústrias de bens duráveis – são as que fabricam mercadorias não perecíveis. São exemplos desse tipo de indústria: automobilística, móveis comerciais, material elétrico, eletroeletrônicos, etc.
01. As indústrias de bens de produção ou de base produzem bens para outras indústrias, gastam muita energia e transformam grandes quantidades de matérias-primas. São exemplos desse tipo de indústrias: petroquímicas, metalúrgicas, siderúrgicas, entre outras.
São exemplos de indústria de bens de produção e bens de consumo duráveis, respectivamente: a) siderúrgica; eletrodoméstico.
Já as indústrias de bens de capital produzem, equipamentos e máquinas, por exemplo, as metalúrgicas, siderúrgicas, petroquímicas, navais, etc.
O que é indústria de base? Também conhecida como indústria de bens de produção, a indústria de base é aquela que produz e fornece matérias-primas e máquinas necessárias para outros setores e para a fabricação de bens. Alguns exemplos são a produção de ferro, aço, fundição de cobre e alumínio.
Industrias de bens intermediários ou de bens de capital. São aquelas industrias que servem como base para outras indústrias, pois fornecem, além de matéria-prima e energia, equipamentos e instalações industriais, bens intermediários.
Em suma, a indústria de bens de capital tem foco na produção de produtos que geram outros produtos. Exemplos de bens produzidos por este tipo de indústria são: maquinário para embalagem, impressão, equipamentos para o setor de construção e elétrico.
Os bens econômicos são aqueles relativamente escassos ou que demandam trabalho humano, como tal, tem valor econômico. Podem ser classificados em bens públicos e privados.
Exemplos de Bens Imateriais