EQST

Que Tipos De Exames O Neurologista Pode Pedir?

Que tipos de exames o neurologista pode pedir?

O neurologista pode fazer uso de vários exames neurológicos para diagnosticar uma doença, como a tomografia, ressonância magnética, eletroencefalograma, exames laboratoriais, doppler transcraniano e eletromiografia.

Como fazer teste de reflexo?

O estímulo para avaliar os reflexos profundos deve ser um estiramento rápido do músculo causado pela percussão do tendão, realizada com o auxílio do martelo neurológico. O paciente deve manter os músculos bem relaxados e o examinador deve comparar as respostas entre os dois hemicorpos.

Qual é o nome do exame feito na cabeça?

O que é tomografia computadorizada do crânio? Tomografia computadorizada do crânio é um exame que usa radiação para colher imagens internas da cabeça do paciente. Apesar do nome relacioná-lo ao cérebro, o exame também pode registrar imagens de áreas como pescoço e orelhas, além dos seios da face e da mandíbula.

Quais são as doenças cerebrovasculares?

As doenças cerebrovasculares estão relacionadas a patologias que atingem os vasos dos cérebro e podem danificar o funcionamento e a estrutura dele, a longo prazo. Elas acontecem quando as condições de circulação do fluxo sanguíneo são dificultadas de forma momentânea ou permanente em uma área do cérebro.

O que é um AVC hemorrágico?

O AVC hemorrágico ocorre quando há rompimento de um vaso cerebral, provocando hemorragia. Esta hemorragia pode acontecer dentro do tecido cerebral ou na superfície entre o cérebro e a meninge. É responsável por 15% de todos os casos de AVC, mas pode causar a morte com mais frequência do que o AVC isquêmico.

O que é doença de pequenos vasos?

A doença de pequenos vasos intracraniana (DPVI) é uma categoria ampla de condições com marcadores clínicos e de imagem similares, coexistindo muitas vezes com doenças degenerativas (como Alzheimer e Parkinson) na população idosa.

O que é Cardioembolismo?

Cardioembolismo. É o resultado mais comum de condições como fibrilação atrial, trombos murais no ventrículo esquerdo, acinesia ventricular após infarto agudo do miocárdio (IAM), cardiomiopatia dilatada e doença valvular.

Qual a diferença entre um AVCH e AVCI?

O Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI), o mais comum, é causado pela falta de sangue em determinada área do cérebro, decorrente da obstrução de uma artéria. O Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico (AVCH) é causado por sangramento devido ao rompimento de um vaso sanguíneo.

O que é um AVC prévio?

O Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI), também conhecido por derrame ou isquemia cerebral, é causado pela falta de sangue em uma área do cérebro por conta da obstrução de uma artéria. Quando não mata, o AVCI deixa sequelas que podem ser leves e passageiras ou graves e incapacitantes.

O que fazer com uma pessoa que está tendo um AVC?

Primeiros socorros para AVC

  1. Manter a calma, acalmando também a pessoa com suspeita de AVC;
  2. Deitar a pessoa, colocando-a em posição lateral de segurança para evitar que a língua obstrua a garganta;
  3. Identificar as queixas da pessoa, tentando saber se tem alguma doença ou se faz uso de medicamentos;

Como saber se a pessoa está tendo um AVC?

4. Os principais sinais do AVC são… … perda súbita de força e formigamento no rosto, braço ou perna de um lado do corpo; dificuldade de falar; perda de visão repentina em um os nos dois olhos; dor de cabeça forte e sem causa aparente e vertigem ou dificuldade de caminhar.

Como saber se uma pessoa está tendo um AVC?

Os principais sintomas de alerta são formigamento no rosto, braços ou pernas de um lado do corpo, boca torta, fraqueza nos membros inferiores e superiores de um lado do corpo, dor forte e súbita de cabeça (mais comum no AVC hemorrágico), tontura, falta de equilíbrio, descoordenação, dificuldade de locomoção, perda do ...