Que tipo de isomeria plana deverá ser observada entre os compostos dos alunos que acertaram o que o professor havia pedido? ... Esses compostos apresentam isomeria de: a) metameria.
Resposta. Explicação: A tautomeria é um tipo de isomeria funcional, em que dois isômeros coexistem em equilíbrio dinâmico. É o que acontece com a propanona e o isopropenol.
Seria butanona, né?? Butanol: vou colocar a hidroxila (OH-) no primeiro carbono, já que não indicou. Quem apresenta isomeria é o BUTANAL e a BUTANONA. Isomeria de função.
Vamos analisar cada composto orgânico em relação ao seu tipo de isomeria plana, separadamente: a) dimetilamina e etilamina: a dimetilamina é heterogênea e a etilamina é homogênea, sendo assim possuem isomeria de cadeia.
Conforme é possível visualizar abaixo, a glicose é do grupo dos aldeídos, portanto ela é considerada uma aldose; já a frutose é do grupo das cetonas, sendo designada como uma cetose. A glicose e a frutose são compostos isômeros. ... Isomeria do aldeído glicérico.
A D-glicose e a D-frutose são exemplos de ISÔMEROS de função, pois apresentam a mesma fórmula molecular e diferente grupos funcionais (grupos aldeído e cetona, respectivamente). São todas aquelas substâncias que apresentam a mesma fórmula geral. A isomeria pode ser dividida em isomeria estrutural e estereoi- someria.
Glicose e galactose são estereoisômeros (têm átomos ligados na mesma ordem, mas organizados de forma diferente no espaço). Eles diferem em sua estereoquímica em carbono 4. Frutose é um isômero estrutural da glicose e galactose (tem os mesmos átomos, mas eles são ligados em uma ordem diferente).
Também denominada ose, a frutose é considerada um monossacarídeo, por não sofrer hidrólise e por conter um único grupo funcional cetona. Sua fórmula estrutural é semelhante à da glicose (aldo-hexose), porém a diferença está no fato de a glicose possuir um grupo aldeído; e a frutose, um grupo cetona.
aldeído
C6H12O6
Classificação dos monossacarídeos por grupo funcional A estrutura de um monossacarídeo é formada por diversos grupos OH e isso o caracteriza como um poliálcool. Além disso, há também os grupos funcionais nas cadeias, que diferenciam os monossacarídeos em aldoses e cetoses.
Os carboidratos podem ser classificados em monossacarídeos, dissacarídeos ou polissacarídeos, sendo os monossacarídeos os carboidratos mais simples. A glicose é o monossacarídeo mais conhecido. Celulose e amido são dois importantes polissacarídeos.
Monossacarídeos: os mais simples Os de menor número de átomos de carbono são as trioses (contêm três átomos de carbono). Os biologicamente mais conhecidos são os formados por cinco átomos de carbonos (chamados de pentoses) e os formados por seis átomos de carbono (hexoses).
Monossacarídeos são carboidratos simples, pois não sofrem o processo de hidrólise. Os principais monossacarídeos são Frutose, Glicose, Galactose e Ribose.
→ Monossacarídeos: São os compostos mais simples e que não podem ser hidrolisados. Sua estrutura é uma cadeia de carbono linear e simples. Como exemplo, podemos citar a glicose, frutose e galactose.
hexoses são carboidratos feitos com seis carbonos. Glicose, frutose e galactose como exemplos.
Significado de Pentose substantivo feminino [Química] Açúcar com cinco átomos de carbono.
O açúcar presente nos ácidos nucleicos é uma pentose, que pode ser uma desoxirribose ou uma ribose. A desoxirribose é a pentose presente no DNA, que, por isso, recebe o nome de ácido desoxirribonucleico. O RNA contém a ribose e, por isso, é denominado de ácido ribonucleico.
Para os seres vivos, as pentoses mais importantes são a ribose e a desoxirribose, que são as componentes estruturais dos ácidos nucléicos, os quais comandam as funções celulares.