Zacarias volta a falar (Lc 1,57-66) ( Após o nascimento de João Batista, seu pai Zacarias voltou a falar, terminando assim, o castigo que lhe foi aplicado pelo anjo de Deus.
Ele foi um profeta do Reino de Judá, e foi o décimo primeiro profeta dos doze profetas menores. Conforme Ezequiel, ele foi um profeta do exílio. Ele descreveu a si mesmo (Zacarias 1:1) como "o Filho de Baraquias." Em Esdras, foi chamado "o filho de Ido," que foi na realidade seu avô.
Zacarias, em oráculos e visões, mostra que Deus continua aí para realizar o seu projeto através da comunidade. O profeta reanima a esperança de um povo que passa por grandes dificuldades materiais e dúvidas de fé e que, por isso, é levado à resignação passiva.
Zacarias (comediante)
24 de junho
Por aproximadamente 6 meses, ele teve sucesso em seu ministério como nenhum outro homem jamais teve! Ele pregava nos desertos e não nos centros das cidades, mas mesmo assim as multidões se reuniam para ouví-lo. Então ele se tornou o homem mais influente em Israel e tudo estava caminhando da forma certa.
O relato bíblico representa a decapitação de João Batista por Herodes Antipas (em Mateus 14:1-12. ... Quando a filha perguntou à mãe o que deveria pedir, Herodias pediu que ela pedisse a cabeça de João Batista numa bandeja. Mesmo chocado com o pedido, Herodes relutantemente concordou e mandou executar João na prisão.
Ela odeia João Batista, então preso nas masmorras do palácio, porque ele a acusa de adultério, por ter deixado seu esposo, Herodes Filipe, para juntar-se ao irmão dele, Antipas. Herodias instrui a filha para que peça a cabeça do profeta e ela assim o faz.
Antipas martirizou a São João Batista e teve o deplorável desempenho na condenação de Nosso Senhor narrado nos Evangelhos. Contudo, na última revolta contra os romanos, os judeus acabaram se entrincheirando no Herodium e os romanos o destruíram no ano 71 d.C.