Esse verbo, no sentido de “ocorrer” ou “existir”, é impessoal. Isso significa que permanece na terceira pessoa do singular, pois não tem sujeito. ... Como sinônimo dos verbos “ocorrer” e “existir”, portanto, o verbo “haver” permanece invariável. Não se pode, no entanto, afirmar que o verbo “haver” nunca vai para o plural.
Em ambas as frases, o plural dos verbos “poder” e “dever” está errado. Isso porque “haver”, com sentido de “existir” ou “ocorrer”, é um verbo impessoal e não deve ser usado no plural.
Resposta. 3) verbo haver é como impessoal quando possui o significado de existir ocorre acontecer realiza ou na indicação de tempo decorrido nesse caso terá apenas a conjunção de três pessoas de singular quando acompanhada dos verbos auxiliares e deve poder etc forma um locução impessoal.
Correção: Devem existir pelo menos mais de três documentos guardados. O verbo existir é pessoal, logo deve concordar com "mais de três documentos guardados". Os verbos "fazer e haver" são impessoais e, por isso, apresentam-se apenas na 3. ª pessoa do singular.
A Academia Sueca anunciou, nesta terça-feira (6), os ganhadores do Prêmio Nobel de Física em 2020: Roger Penrose, britânico de 89 anos, Reinhard Genzel, alemão de 68 anos, e Andrea Ghez, americana de 55 anos. Os vencedores dividirão o valor de 10 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 6,3 milhões).
Enumeração gradativa Um olhar, um sorriso, um gesto amigo conforta um amigo entristecido. Um olhar, um sorriso, um gesto amigo confortam um amigo entristecido.
A palavra deve também é forma derivada do verbo dever, com sentido de ser obrigado a alguma coisa, a saber: Na 3ª pessoa do singular do presente do indicativo: ele deve aparecer amanhã na festa, Na 2ª pessoa do singular do imperativo afirmativo: tu deve arrumar tuas coisas.
Na locução verbal, o verbo auxiliar flexiona-se e o principal fica na forma nominal. Nesses casos, o verbo auxiliar vai se flexionar: 1. "PODEM ser coloridos" 2. "PODEM ser crianças" Aquele abraço!
Entre o singular e o plural, a concordância do verbo deve ser feita preferencialmente no plural. Se o sujeito estiver no singular e o predicativo no plural, a concordância do verbo SER faz-se preferencialmente no plural: "Tudo são resultados."
Pode ou Podem haver consequências Quando acompanhado de um verbo auxiliar, este também se torna impessoal, assim sendo, deve permanecer no singular. Por isso, a forma correta é: “pode haver consequências”. “Se medidas não forem tomadas, pode haver consequências.”