Algumas opções de remédios caseiros para cicatriz, como o gel de babosa, a pomada de arnica ou a ligadura de mel, possuem propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes e hidratantes, que ajudam a atenuar cicatrizes de feridas recentes.
“De fato, uma ferida produzida na boca pode-se curar cinco vezes mais rápido do que uma ferida em outros lugares. Há estudos que dizem que uma ferida no braço, por exemplo, cicatriza 1 milímetro por dia, enquanto na boca são 3 milímetros no mesmo período.”
Para melhorar a cicatrização é recomendado também beber bastante água, já que essa bebida é fundamental para transportar os nutrientes no organismo e melhorar a elasticidade da pele, promovendo uma boa cicatrização. Veja a quantidade de água recomendada por dia para cada idade.
Por ter ótimas quantidade de ômega 3 e vitamina E, a semente de linhaça reduz a inflamação e promove a integridade da pele, facilitando o processo de cicatrização.
Mas atenção, antes de consumir qualquer chá no pós operatório, consulte o seu médico. Não tome nenhum tipo de chá sem a liberação do profissional de saúde responsável pelo seu procedimento.
A forma como a área de incisão é tratada quando ainda ferida tem influência direta no resultado final! Manter a área sempre limpa e seca é fundamental. A limpeza deve ser realizada duas vezes ao dia – ou seguindo recomendações de seu cirurgião – com água corrente e sabonete neutro.
Limpar a ferida e em seguida cobrir com uma fina camada de mel e colocar a gaze por cima. Deixar agir até 4 horas e depois lavar o local. Repetir o processo 3 vezes seguidas.
Uma das principais causas da ferida na pele que não cicatriza são os problemas de circulação no sangue. Por exemplo, a má circulação pode afetar as artérias, reduzindo a irrigação sanguínea nas pernas e contribuindo para a dificuldade de caminhar e feridas que levam muito tempo para cicatrizar.
Assim como a de pitanga, a folha de goiaba pode ser usada para fazer um chá carregado de compostos anti-inflamatórios, que favorecem muito a cicatrização.
Por último, os cremes cicatrizantes para tatuagens devem não só ajudar na cicatrização, mas também proteger as tinturas de cor, para que o desenho tatuado não se deteriore. Nesse caso, você pode experimentar a seguinte receita.
1- Prepare espremendo o suco de limão e misturando-o com o leite. Espalha-se a mistura sobre a área manchada e, quando estiver seca, aplique a polpa de aloe vera e cubra com gaze ou atadura. Deixe atuar por toda a noite e na manhã seguinte, aplique protetor solar para hidratar a área. (Evite contato com o sol no caso de aplicar o suco do limão com a pele)
Aplicar algumas gotas de própolis na ferida, úlcera ou queimadura de 1º grau, facilita o processo de cicatrização e regeneração da pele, pois possui propriedades antibacterianas, cicatrizantes e anti-inflamatórias, além de estimular a deposição de colágeno na pele.
Realize a limpeza dos pontos da ferida cirúrgica com gaze embebida em álcool a 70% por 3 vezes, num único sentido; Realize a limpeza da área ao redor da ferida; Cubra a ferida com gaze seca e feche com espar- adrapo ou atadura; Lave as mãos.
O óleo de andiroba estimula a regeneração da pele, além de ter propriedades cicatrizantes, anti-inflamatórias, emolientes e hidratantes, podendo ser usado como remédio caseiro para reduzir a inflamação da pele e disfarçar a cicatriz.
A castanha-do-pará tem ótimas quantidades de selênio, um mineral com poder antioxidante e anti-inflamatório que fortalece as células do sistema imunológico, diminuindo as inflamações e promovendo a cicatrização. Saiba como aumentar a ingestão de selênio.
Toda vez que a pele é lesionada, uma proteína chamada colágeno é formada no local para reparar o dano. Esse processo de cicatrização ocorre com qualquer tipo de lesão, seja ela um corte, uma queimadura ou uma lesão resultante de uma doença de pele, por exemplo.
É claro que os remédios caseiros não poderiam ficar de fora. Muitos produtos naturais contêm vitaminas e outros nutrientes que podem ajudar a deixar cicatrizes menos visíveis. Alguns deles são:
O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.
Cicatrização é o nome dado ao processo de reparação tecidual que substitui o tecido lesado por um tecido novo. A reparação envolve a regeneração de células especializadas, a formação de tecido de granulação e a reconstrução do tecido. Esses eventos não acontecem isoladamente, e sim, sobrepondo e se completando.
A couve contém ótimas quantidades de vitamina A, uma vitamina com ação imunomoduladora, diminuindo as inflamações. Além disso, a vitamina A também melhora a qualidade da renovação dos tecidos, prevenindo a formação de cicatrizes. Conheça outros alimentos ricos em vitamina A.
Produtos à base de ácidos também podem ser indicados em alguns casos pois eles esfoliam a pele, estimulando a formação de colágeno e deixando a cicatriz menos perceptível.
Muito conhecido por suas propriedades calmantes, o chá de camomila também é muito efetivo no processo de cicatrização. Ele é capaz de acelerar tanto o fechamento de ferimento quanto o processamento de edemas no corpo, além de conter propriedades antibacterianas.
O fígado é rico em ferro, um mineral fundamental para manter as células do sangue saudáveis, sendo importante para transportar os nutrientes até o local da ferida. Além disso, o ferro também é importante para a formação de colágeno na pele. Veja uma lista de alimentos ricos em ferro.