São descritas várias formas de tratamento da queilite actínica: aplicação de 5-fluouracil, peeling com ácido tricloroacético a 50%, eletrocirurgia, terapia fotodinâmica, laser de CO2, vermelhectomia, criocirurgia e dermoabrasão.
Dentre os parâmetros histológicos mais comumente observados, destacaram-se: perda de polarização das células do estrato basal, hiperplasia de células do estrato basal e projeções epiteliais em gota. Outras alterações também frequentes estão representadas na Tabela 1.
Avaliação do grau de degeneração basofílica do colágeno em queilite actínica. Resumo: Objetivo: Quantificar, através de um programa de imagem, a área de degeneração basofílica do colágeno (DBC) presente na lâmina própria das lesões de queilite actínica (QA) e relacionar com o grau de displasia epitelial dessa doença.
Introdução: a queilite esfoliativa é uma condição dermatológica incomum que ocorre principalmente em mulheres jovens e que afeta o vermelhão dos lábios. Embora a doença seja de etiologia desconhecida, ela tem sido associada a períodos de estresse e ansiedade, como também a hábitos parafuncionais.
De acordo com a Dra. Ana Maria, vários fatores podem deixar os lábios com fissuras, rachaduras e outras lesões de superfície. A origem da descamação labial pode ser atribuída à exposição solar, ao clima frio e seco ou, então, a uma reação alérgica a cosméticos, cremes dentais e alimentos.
Pode ser causada por infecção, exposição ao sol, fármacos ou substâncias irritantes, alergia ou doença subjacente. A inflamação acomete principalmente o vermelhão labial e a borda do vermelhão. Edema, com enantema e dor; outras alterações podem ser rachaduras, fissuras, erosões, crostas e descamação.
Quais os sintomas do câncer de boca?
Os principais sinais que devem ser observados são:
Os estomatologistas são especialistas no diagnóstico das doenças da boca. Eles são, por exemplo, os profissionais indicados para analisar e, se necessário, realizar biopsias das lesões da boca e dos ossos maxilares. Desta forma, são grandes aliados no diagnóstico precoce do câncer de boca.
Por isso, se você encontrar uma ferida bem suspeita na boca, visite quem mais entende do assunto. "O profissional mais capacitado para avaliar essas condições é o cirurgião-dentista e especialista em estomatologia". Procurar um dentista regularmente é fundamental para o diagnóstico precoce e controle dessas lesões.