1,50 m
Os principais tipos de Talabarte são:
O talabarte é um dispositivo de união dentro deste sistema e tem a função de conectar o trabalhador à estrutura ou servir de elo entre o cinturão para- quedista e um dispositivo de ancoragem.
Como utilizar os talabartes corretamente? Uma das extremidades do talabarte deve ser conectada à argola D dorsal do cinto de segurança. A outra extremidade ao ponto de ancoragem na estrutura. O profissional pode verificar se a conexão está correta puxando os ganchos nas extremidades do talabarte.
Para passar através de um ponto intermediário da linha de vida, o usuário nunca deve desconectar os dois mosquetões do talabarte ao mesmo tempo. Ele deve primeiro passar através de um ponto e conectar um dos mosquetões novamente e depois repetir o mesmo com o segundo mosquetão.
Como utilizar o talabarte corretamente? O talabarte de retenção deve ser ancorado, sempre acima do ponto de conexão dorsal ou peitoral, desta forma a distância de queda livre será menor, proporcionando maior segurança e conforto ao trabalhador.
O talabarte de posicionamento é um dispositivo de ligação que funciona junto ao cinto de segurança na posição abdominal e à estrutura do local de realização do trabalho. O item deve ser conectado as duas argolas de fixação localizados nas laterais cinto de segurança abdominal integrado ao cinto paraquedista.
O talabarte é utilizado quando o local não possui linha de vida e a distância da queda do usuário é maior. Já o trava-quedas é adotado quando o ambiente de trabalho tem linha de vida.
Os Equipamentos essenciais para Trabalho em Altura são:
Entre os principais EPIs obrigatórios para o trabalho em altura, estão os trava-quedas, cinto de segurança tipo paraquedista, capacete com jugular, talabartes ajustáveis, talabartes simples e em Y, botinas de segurança, óculos de segurança e luvas de segurança.
A NR 35 define trabalho em altura como qualquer atividade realizada a partir de dois metros do solo, podendo ser executada por qualquer profissional que esteja em suas plenas capacidades físicas, psíquicas e neurológicas.