Literalmente Nabote admite ‘frutos‘ como seu principal significado, mas também existem outras traduções que permitem compreender o título com acepções distintas: ‘palavras‘, ‘profecias‘ e ‘testemunho‘ são algumas delas, conferindo um campo de interpretação que sugere a força da palavra divina enquanto ação vindoura.
Era um israelita da cidade de Jezreel, que vivia no tempo de Acabe, rei das dez tribos, e tinha uma bela vinha perto do palácio real. Acabe cobiçou a sua propriedade, mas Nabote, em conformidade da lei (Lv 2L23, 24), recusou vendê-la. Pôs Jezabel em campo os seus artifícios e foi Nabote morto a pedrada, por motivo de uma falsa acusação, apoderando-se o rei da sua vinha (1 Rs 21.1 a 16). Então o profeta Elias assegurou ao rei, que o seu pecado lhe acarretaria terrível retribuição (1 Rs 21.17 a 24), o que na verdade aconteceu (2 Rs 9).
Acabe caiu exatamente nesse erro. Consequentemente, instigado por sua esposa, ele transgrediu a Lei de Deus em todos os sentidos. Na história da vinha de Nabote, por exemplo, ao lado de Jezabel, Acabe não conseguiu controlar sua cobiça, encorajou o falso testemunho contra Nabote, foi cúmplice de seu assassinato e, por fim, roubou aquilo que não lhe pertencia.
Somente em caso de extrema destituição, e mesmo assim, a propriedade sempre retornaria aos proprietários originais no ano da remissão (Lv 25.23-25; Nm 36.7).
Com isso Jezabel estava provocando grande apreensão entre os habitantes de Jezreel. Isso porque ao convocar um jejum, ela estava indicando ao povo que todos estavam diante de uma crise iminente causada por uma grande transgressão (cf. Juízes 20:26; 1 Samuel 7:5-6; 2 Crônicas 20:3; Jonas 3:5-9).
A vinha de Nabote é uma história registrada em 1 Reis 21. Um estudo bíblico sobre a vinha de Nabote destaca o modo perverso com que Acabe e Jezabel se apoderaram da herança de um homem justo e temente a Deus.
E foi assim que aconteceu. Após ter sido acusado falsamente, Nabote foi levado para fora da cidade e foi apedrejado até a morte (1 Reis 21:13). Além disso, os filhos de Nabote também foram mortos, garantindo que não houvesse mais nenhum herdeiro da vinha vivo (2 Reis 9:26).
Nabote é um nome masculino de origem hebraica. A história bíblica registra um personagem com este nome, cuja história é contada no livro de 1 Reis. Nabote era um agricultor que possuía uma vinha em Jezreel, uma cidade no norte de Israel. O rei Acabe desejava a vinha de Nabote e tentou convencê-lo a vendê-la, oferecendo dinheiro ou uma vinha melhor em troca. No entanto, Nabote se recusou, pois a vinha era uma herança de sua família. A rainha Jezabel, esposa de Acabe, conspirou para matar Nabote e assim, o rei poderia tomar posse de sua vinha. Nabote foi morto e Acabe tomou posse da vinha. O nome Nabote se tornou simbólico de resistência contra a opressão e defesa da propriedade pessoal.
História do rei Acabe e Jezabel, de como procederam para tomar a vinha de Nabote, o jezreelita. Veja neste estudo a conspiração da rainha Jezabel, e como desagradaram a Deus por tal atitude.
Nabote explicou para Acabe que não podia fazer um acordo com ele, porque sua vinha era herança de seus pais. O rei Acabe ficou muito desgosto e indignado por não ter conseguido ficar com a vinha de Nabote. Ele ficou tão abatido que nem queria se alimentar.
Diante das palavras de juízo divino trazidas por Elias, Acabe mudou de atitude. Ele ficou apavorado, rasgou suas vestes e cobriu-se de pano de saco. No Antigo Testamento esse comportamento era característico de profunda humilhação, lamentação e arrependimento (Gênesis 37:34; 2 Samuel 3:31; 2 Reis 6:30; Lamentações 2:10; Joel 1:13).
O Nabote foi mais uma vitima da malignidade do coração humano na forma de inveja, malandragem, hipocrisia, deslealdade, mentira, covardia e morte.
O episódio envolvendo a vinha de Nabote deixou muito claro que tipo de pessoa o rei Acabe era. Acabe era um homem vendido ao pecado. A palavra de Deus diz que “ninguém houve, pois, como Acabe; que se vendeu para fazer o que era mau perante o Senhor”. Ele era instigado por sua esposa Jezabel, e juntamente com ela abraçou a idolatria e fez grandes abominações em Israel (1 Reis 21:25,26).
O palácio do rei representa a proximidade nossa com o mundo, onde com suas propostas pecaminosas, tentam a cada dia nos fazer propostas vantajosas para trocarmos as coisas de Deus pelas coisas do mundo.
Muito edificante ! A vinha pode ter vários significados, um deles o ministério, hoje o que tem de pessoas vendendo o seu ministério, barganhando o chamado que Deus lhe ortolgou em troca de dinheiro. Não vendam as vossas vinhas meus irmãos, rejeitem a proposta de Acabe ( Satanás ) . Que o Senhor possa continuar abençoando os vossos ministérios, e fazendo as vossas vinhas frutificaram ainda mais !
O texto do primeiro livro de Reis, capítulo 21, nos mostra que Nabote era dono de uma vinha cobiçada por Acabe, rei da nação de Israel. Mas Nabote se recusou a vender sua vinha ao rei, porque a recebera por herança de seus pais. ... Por isso, Nabote foi morto depois de Jezabel, esposa de Acabe, tramar a sua morte.
Nabote (Flávio Galvão), Tadeu (Victor Sparapane) e Abner (Abner Blanco) em Jezabel (Divulgação/Record TV).
Vinha x Horta A vinha, se cuidada, dura séculos, passa de geração em geração. A horta se vai em pouco meses. Nabote não trocou o eterno pelo passageiro. Quando Nabote se recusa a vender a sua vinha, Acabe vai para o seu palácio e fica desgostoso e perde o apetite.
Significado de Horta substantivo feminino Terreno onde se cultivam hortaliças, legumes etc.
substantivo feminino Terreno plantado de videiras; número de videiras desse terreno; vinhedo. [Figurado] Aquilo que dá grande lucro: sua empresa é uma verdadeira vinha.
3. Vinha. [Por extensão] Símbolo de um campo de trabalho espiritual nas escrituras (bíblia). A expressão "vinha" do Senhor, geralmente se refere a casa de Israel ou ao Reino de Deus.
1 vinhal. 2 videira, vide. 3 pechincha, achado. 4 vinhedo.
A videira, parreira ou vinha é uma trepadeira da família das vitáceas, que possuem tronco retorcido, ramos flexíveis, folhas grandes, flores esverdeadas em ramos que posteriormente se transformam no fruto que é a uva.
Por conta disso, uma videira recém-plantada demora uns quatro anos até que seus primeiros frutos possam ser colhidos para a produção de vinho. Antes de completar seis anos de vida, a vinha se estabiliza, e está pronta para produzir uvas cada vez mais saborosas.
A poda deve ser feita no período de dormência da planta, final do inverno ou início da primavera. Para identificação desse período, a videira deverá estar quase sem folhas. Deve-se contar 12 gemas a partir do enxerto e podar em forma de bisel com uma tesoura de poda afiada e esterilizada em fogo brando.
Entende-se por vinha (quando é encontrado em grandes extensões é chamado de vinhedo) a plantação de videiras para produção de vinho ou uvas de mesa e passas.
Como fazer mudas de videira?
Com cerca de 20 a 30 dias após a fase do “choro”, dependendo das condições climáticas, do solo e do número de substâncias que a planta retém, a videira começa a brotar.
200 dias
Veja se as sementes estão germinando. Geralmente, sementes de uva levam 2-8 semanas para se desenvolver.
No Hemisfério Norte, isso ocorre entre julho e setembro, podendo variar de acordo com a região. Já no Brasil (e em outros países produtores de vinhos do Hemisfério Sul), o período se dá entre o fim de janeiro e o fim de março. No Brasil, a época de vindima ocorre entre o fim de janeiro e o fim de março.
A colheita da uva de mesa é realizada manualmente, utilizando-se tesoura apropriada, de preferência com pontas arredondadas, e sanificada (com água clorada, por exemplo).
Sinais de má qualidade em uvas
Nos meses de janeiro, fevereiro e março, a colheita de uva transforma as vinícolas da Serra Gaúcha em uma grande ponto de interesse para os turistas e visitantes que vão até a região para conhecer mais sobre a produção de vinho.
O que mais chama a atenção é que, por causa do clima quente e seco, as videiras produzem uva até três vezes por ano. É o único lugar do planeta onde isso acontece.
As vitaminas encontradas em abundância nas uvas são:
A uva é fonte de carboidratos, importantes para o fornecimento de energia para o corpo. Também contém vitamina C, vitaminas do complexo B e sais minerais como ferro, cálcio e potássio. A uva, principalmente as escuras, possui ação antioxidante, ou seja, combate os radicais livres e também é anticancerígena.
Controlar a glicemia, pois contém menos açúcar que as uvas roxas e é rica em vitamina B1, importante para o processamento de carboidratos no organismo; Manter a saúde dos ossos, por ser rica em vitamina K e B1, importantes para aumentar a fixação de cálcio na massa óssea.
“ É recomendada a ingestão de 3 a 5 porções de frutas ao dia. Uma porção equivale a aproximadamente 100 gramas de uva, meio cacho de uva, ou 1 copo de 200 ml de suco”, conclui a nutricionista.
Como consumir: As uvas devem ser consumidas em pequenas porções, sendo recomendado consumir 17 unidades pequenas ou 12 unidades grandes com pele para aumentar o seu conteúdo de fibras.
A uva é uma das frutas mais saudáveis. Por ser rica em glicose e frutose é um alimento que dá bastante energia, por isso é uma ótima opção de lanche. Ela também tem alto valor calórico, por isso deve ser consumida com moderação. Apesar da doçura, ela não causa pico glicêmico porque é rica em fibras.
As seis frutas que mais engordam:
Saiba quais são as comidas que mais engordam e descubra truques para não sabotar a sua dieta