Qual o significado da palavra globalizada? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
1. Reunir num todo ou apresentar elementos dispersos de uma maneira global. 3. Inserir ou inserir-se na economia mundial ou na partilha global de informação.
Qual a origem do termo globalização?
O termo 'globalização' começou a circular no final dos anos 80 para sugerir a idéia de unificação do mundo, como resultado dos três processos que marcaram o fim do “breve século XX” (Hobsbawn, 1995). ... A expressão mais delirante dessa idéia foi, sem dúvida, a tese de Francis Fukuiama sobre o fim da História.
Onde e quando surgiu o termo globalização?
A globalização é um processo de expansão econômica, política e cultural a nível mundial. Sua origem remete ao período das Grandes Navegações no século XVI, momento em que as trocas comerciais se ampliaram para outras nações.
Porque a desigualdade representa a globalização?
Desigualdade é a face da globalização, diz secretário-geral da ONU. ... O líder da ONU lembrou que "por mais de uma geração, a renda do 1% mais rico do mundo cresceu em um ritmo duas vezes maior que a dos 50% mais pobres".
Onde surgiu a globalização?
Sua origem remete ao período das Grandes Navegações no século XVI, momento em que as trocas comerciais se ampliaram para outras nações. No último século, o processo de globalização se acelerou bastante devido à Terceira Revolução Industrial (ou Revolução Técnico-Científico-Informacional).
Qual foi o marco inicial da globalização?
Não é possível definir um período certo para o início da globalização, mas os especialistas relatam que o marco mais importante do começo desse processo aconteceu durante a expansão comercial marítima, nos séculos 15 e 16, conhecida também como Era das Grandes Navegações.
Por que a desigualdade entre nações ricas e pobres tende a ser aumentada com a globalização?
No capitalismo globalizado e desregulado dos dias atuais, a desigualdade de renda e riqueza está crescendo por várias causas. A principal delas refere-se a uma remuneração do capital (lucros, juros e rendas de propriedade) superior às taxas de crescimento do conjunto da economia.