Um mundo desértico e gelado, Marte é o quarto planeta do Sistema Solar e tem duas luas — Fobos e Deimos, respectivamente “medo” e “pânico” em grego.
Último planeta do sistema solar, tendo o Sol como referência, Netuno possui diâmetro de 49.
Urano
Os anéis planetários são formados por poeira e pequenas rochas que não conseguem se unir, por meio da gravidade, para formarem um único satélite – o que seria o processo mais natural. Isso ocorre porque tais fragmentos ficam extremamente próximos dos planetas, dentro de uma distância conhecida como Limite de Roche.
Anéis seriam rochosos No caso de Saturno, os anéis são compostos principalmente por gelo, que permanecem em estado sólido porque o planeta está muito longe do Sol, em uma região literalmente congelante. A temperatura por lá é baixa o suficiente para que o material dos anéis se mantenha estável.
Os anéis de Saturno são constituídos essencialmente por uma mistura de gelo, poeira e material rochoso, por vezes comparados a uma pista de patinação. Embora possam atingir algumas centenas de milhares de quilômetros de diâmetro, não ultrapassam 1,5 km de espessura.
Os fragmentos que sobreviveram restaram como os anéis. Os anéis de Saturno tem cerca de 275 mil quilômetros da largura por somente 1 km de espessura. Reduzido às proporções de um DVD, seria o mesmo que um disco com menos que 1 mícron de espessura, ou seja, menos que 1/1.
Período de translação: 29,4 anos terrestres. Temperatura média: - 138 º C. Composição atmosférica: predominância de hidrogênio (H2) e hélio (He).
Júpiter (em latim: Iuppiter, Dis Pater ou Deus Pater; em grego: Zeu pater; em sânscrito: Dyàuṣpítaḥ), também era chamado de Jove (Jovis), era o deus romano do dia, do céu e do trovão e o rei dos deuses na mitologia romana, comumente identificado com o deus grego Zeus. Na mitologia romana Júpiter é o pai do deus Marte.
29,5 anos
Saturno, como sabemos, é um planeta gasoso, sendo basicamente composto de hidrogênio. Ele possui a peculiaridade de ser menos denso do que a água, ou seja, se fosse possível “mergulhá-lo” em uma bacia d'água, ele flutuaria!
Os oito planetas do Sistema Solar, em ordem de proximidade ao sol, são: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. ... A primeira, mais quente, é composta pelos planetas rochosos, onde se encontra a Terra. A segunda, mais fria, é formada pelos planetas gigantes gasosos.
O alinhamento entre Júpiter e Saturno, chamado de Grande Conjunção, poderá ser visto a olho nu na noite desta segunda-feira (21) em vários pontos do planeta, inclusive no Brasil. No entanto, também será possível acompanhar o encontro dos planetas ao vivo pela Internet, por volta das 18h, horário do pôr do sol hoje.