O mais desigual é a África do Sul e a Bélgica é o mais igualitário. O Índice de Gini, que mede a concentração de rendimentos e quanto mais perto de um, pior a distribuição, ficou em 0,543 em 2019, pelos dados da Síntese dos Indicadores, uma leve queda em relação a 2018, mas perdemos terreno.
Níveis altos de desemprego, população abaixo da pobreza e informalidade são fatores que contribuem para levar o Brasil a ocupar o nono lugar no ranking dos países mais desiguais do mundo.
Um estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado nesta quinta (12), apontou o Recife como a capital brasileira com maior índice de desigualdade, em 2019. Pernambuco apareceu, no mesmo período, como o terceiro estado do país com maior concentração de renda (veja vídeo acima).
Resposta. Significa que é um país de muitas culturas,devido a miscigenação de raças e aos imigrantes,além da cultura afro trazida da África pelos escravos durante o Brasil colônia .
A desigualdade social é a diferença existente entre as diferentes classes sociais, levando-se em conta fatores econômicos, educacionais e culturais. ... O índice varia de 0 a 1, sendo 0 a condição perfeita, onde não há desigualdade social, e 1 o maior índice possível de desigualdade.
Desigualdade social faz referência à diferença entre as classes sociais e aos rendimentos de cada classe. Diversidade cultural faz referência à vasta quantidade de culturas diferentes existentes em um nosso território.
A desigualdade social refere-se a processos relacionais na sociedade que têm o efeito de limitar ou prejudicar o status de um determinado grupo, classe ou círculo social.
Desigualdade Social. ... Ela decorre, principalmente, da má distribuição de renda e da falta de investimento na área social, como educação e saúde. Desta maneira, a maioria da população fica a mercê de uma minoria que detém os recursos, o que gera as desigualdades.