EQST

Qual O Objetivo O Alcance Da Contabilizaço De Hedge?

Qual o objetivo é o alcance da contabilização de hedge?

"Essa contabilização tem como objetivo aplicar o regime de competência para essas operações de forma que as variações no valor justo do instrumento de hedge (derivativo) e do item objeto de hedge ( uma dívida, por exemplo) sejam reconhecidas no resultado do exercício concomitantemente" ( Sumário do CPC nº 38, item 11).

Quando o valor justo deve ser reconhecido?

O ganho ou a perda em ativo financeiro mensurado ao valor justo por meio de outros resultados abrangentes, deve ser reconhecido em outros resultados abrangentes, exceto ganhos ou perdas por redução ao valor recuperável e ganhos e perdas de câmbio, até que o ativo financeiro seja desreconhecido ou reclassificado.

Qual norma internacional se corresponde o CPC 48 instrumentos financeiros?

Aprovado no final de 2016, o CPC 48Instrumentos Financeiros corresponde ao IFRS 9 — Financial Instruments. Tal norma apresenta-se na NBC TG 48 e também tem vigência a partir de 1º de janeiro de 2018.

O que é Vjora?

Três categorias para ativos financeiros: custo amortizado, valor justo por meio de outros resultados abrangentes (VJORA); e valor justo por meio do resultado (VJR).

O que é um ativo financeiro CPC?

Segundo o CPC 48 - Ativos Financeiros, ativos financeiros são quaisquer ativos que contenham as seguintes características: ... Direito contratual de receber caixa ou outro ativo financeiro de outra entidade ou de trocar ativos ou passivos financeiros com outra entidade em condições potencialmente favoráveis; e.

Em quais circunstâncias o valor justo de um ativo financeiro não deve ser reconhecido?

Os investimentos em títulos patrimoniais que não possuem cotação de preço em mercado ativo, e cujo valor justo não pode ser confiavelmente mensurado, não devem ser registrados pelo valor justo por meio do resultado.

O que é avaliação a valor justo?

A avaliação a Valor Justo, ou Fair Value, define o valor de negociação de um ativo ou passivo que esteja sendo vendido. As partes interessadas devem conhecer o negócio, e todos os itens da negociação devem ser analisados de acordo com as condições do mercado no momento.

Quais são os tipos de instrumentos financeiros?

Atualmente, os instrumentos financeiros são classificados dentro de três categorias:
  • Instrumentos financeiros ao custo amortizado,
  • Instrumentos financeiros ao valor justo por meio do resultado, e.
  • Instrumentos Financeiros ao valor justo por meio de outros resultados abrangentes.
6 de dez. de 2018

O que é Pecld na contabilidade?

Conceito de Perdas Estimadas em Créditos de Liquidação Duvidosa (PECLD) ... Essa expectativa de não recebimento das vendas contabilmente é denominada de Perdas Estimadas em Créditos de Liquidação duvidosa (PECLD).

O que é o custo amortizado?

Custo amortizado de um activo financeiro ou de um passivo financeiro: é a quantia pela qual o activo financeiro ou o passivo financeiro é mensurado no reconhecimento inicial, menos os reembolsos de capital, mais ou menos a amortização cumulativa, usando o método do juro efectivo, de qualquer diferença entre essa ...

Como deve ser reconhecido um aumento no valor justo de um ativo financeiro?

Em outras palavras, a alteração no valor justo não deve ser reconhecida para ativos mensurados pelo custo ou pelo custo amortizado; deve ser reconhecida no resultado para ativos classificados como ativos financeiros ao valor justo por meio do resultado; e deve ser reconhecida em conta específica do patrimônio líquido ...

Quando se deve reconhecer um instrumento financeiro ao custo e quando se deve Reconhecê-lo ao valor justo?

44. Para os ativos e passivos financeiros mensurados pelo custo amortizado, o ganho ou a perda deve ser reconhecido no resultado do exercício quando o ativo ou o passivo financeiro for baixado ou houver perdas decorrentes de redução ao valor recuperável, e por meio do processo de amortização.

O que é avaliação de ativos?

A avaliação de ativos contabilidade tem como principal objetivo realizar uma análise dos bens materiais de uma empresa em um determinado período, como forma de determinar os valores justos, ou seja, qual o preço de cada bem patrimonial em um mercado sólido.