Quem tem filho pequeno (mas pequeno mesmo, até uns quatro anos de idade) não só conhece como também certamente é ser fã incondicional do Bita. Sucesso na internet, com mais de um bilhão de visualizações somando-se todos os seus vídeos, o simpático personagem conquistou não apenas as crianças, mas, principalmente, os pais. Com músicas, alegres, bem produzidas e cheias de mensagens positivas, que tratam sobre preservação do meio ambiente e respeito às diferenças, o Mundo Bita se tornou uma alternativa mais interessante ao então monopólio da Galinha Pintadinha. E o melhor de tudo isso é que o Mundo Bita é uma produção 100% brasileira.
Apesar de todo o sucesso que o Bita faz em todo o país, Chaps é modesto ao falar do personagem. “Ainda não sabemos se o Bita é uma celebridade. Na minha opinião, é um personagem construído com tanto critério e carinho, que as famílias perceberam o cuidado que temos e abriu os lares para a turminha junto com as nossas músicas, clipes, as nossas mensagens. Eu prefiro pensar que o Bita é um amigão das famílias, que está por perto para trazer conceitos positivos e educativos. Um personagem que ajuda a abordar assuntos importantes com naturalidade e alegria. É muito gratificante receber tantas mensagens de carinho todos os dias. As famílias, que nos fizeram ter fôlego para atravessar os momentos mais difíceis, continuam proporcionando o combustível para persistirmos em uma caminhada que está apenas começando”.
Assim, além de Bita, a série apresenta vários outros personagens cativantes, como Lila, amiga próxima de Bita; Dan, que sempre está lá para ajudar seus amigos quando eles precisam; Tito, é o mais novo do grupo, que é muito curioso e está sempre fazendo perguntas sobre o mundo ao seu redor; e Flora, que adora cantar e dançar e é muito gentil e carinhosa com seus amigos.
O Mundo Bita ganhou vida em 2011 nos estúdios da Mr.Plot, produtora de conteúdo fundada no Recife (PE) por Chaps (cantor e criador do personagem) e seus sócios João Henrique Souza, Enio Porto e Felipe Almeida, todos pais. Em entrevista à Crescer, Chaps dá detalhes da série e revela as novidades que os pequenos vão adorar. Confira:
Para quem não sabe, o Mundo Bita já é um “senhor” de oito anos. “Pouco antes da minha primeira filha nascer, criei e desenhei alguns personagens para ilustrar o quatro dela. Foram inspirados no disco O Grande Circo Místico, que estava ouvindo muito na época. Um ano depois, eu e alguns amigos resolvemos começar uma empresa para produzir conteúdo infantil. Queríamos fazer algo autoral, novo e diferente. Mostrei aqueles personagens do quarto da Bebel e o pessoal curtiu muito, pois eram diferentes de tudo o que havia. Foi quando o batizamos de Bita, criamos uma história para ele e começamos a fazer livrinhos digitais. Em 2012, vieram as músicas e não paramos mais”. Os amigos em questão, são os sócios da Mr. Plot, a produtora responsável pelo vídeos, Felipe Almeida, João Henrique Souza e Enio Porto.
Além de continuar com os lançamentos inéditos do Mundo Bita, a produtora foca também no processo de internacionalização. Quase todo o conteúdo já lançado tem sua versão em espanhol e em português de Portugal. A novidade são as versões em inglês. “Muitos pediam, e era um sonho nosso também. Mas existe um carinho especial com as versões, não só o inglês”, explica Chaps. Segundo ele, a adaptação para outras culturas, especialmente por se tratar de um produto infantil, deve ser muito bem pensada.
O simpático senhor de bigodes laranjas que faz sucesso no Youtube há mais de uma década acaba de ganhar mais uma casa. A partir deste mês, Bita estará também em ‘Imagine-se’, primeira série animada do fenômeno brasileiro, disponível no streaming, pela HBO Max, e na tv por assinatura, pelo Cartoonito.
Depois de fazer as três primeiras músicas, os caminhos do Bita se transformaram. “Passamos a fazer o audiovisual e, então, tudo nascia da música. Entendemos que não eram apenas aplicativos, que os produtos transpassavam essa mídia. E então nasceu o Mundo Bita de fato, e seguimos com as animações e as músicas”. Hoje, todas as criações partem de músicas. Por isso, se consideram mais produtores musicais do que qualquer outra coisa.
Em ‘Imagine-se’, o Mundo Bita vai se aventurar pela primeira vez na dramaturgia. Os episódios trazem histórias que se passam na Terra e em um lugar muito distante no espaço sideral, chamado Galáxia da Alegria, onde vivem Bita e seus Plots (pequenos alienígenas verdes).
Um ano depois, a Mr. Plot, produtora dos conteúdos do Mundo Bita foi criada. “O nome da produtora é conhecido até pelas crianças por conta da vinheta com que se iniciam os vídeos”, explica Chaps. A produtura responsável pelo Mundo Bita não nasceu da forma como é hoje – uma empresa de animação e conteúdo de entretenimento.
Além das influências da infância de Chaps, o dia a dia com seus filhos também inspira seu trabalho. O Mundo Bita vem do sentimento de criatividade, da vontade de trazer coisas novas, que tenham um frescor e que falem com as crianças por meio da linguagem do nosso tempo.
Chaps: Elas vão poder conhecer melhor o Mundo Bita em si, onde o personagem mora com os Plots, seus ajudantes. Esses simpáticos alienígenas trazem humor, diversão e criatividade e acho que as crianças vão adorar conhecê-los de perto. Isso até está nos clipes, mas de forma muito leve. Agora, vamos aprofundar essas questões. Os personagens também aparecem mais desenvolvidos e com personalidade definidas. Eles, que nunca falaram nos clipes, agora tem vozes. Então a série é uma caixinha de surpresas para o público.
Então, a cada episódio, Bita e seus amigos aprendem sobre um novo tema, como a importância da alimentação saudável, a diversidade cultural ou o meio ambiente, por exemplo. Todavia, as histórias são apresentadas de uma forma lúdica e divertida, através de músicas animadas e coreografias divertidas.
O Mundo Bita, canal adorado pelos pequenos e que tem bilhões de visualizações no YouTube, completa 10 anos em 2021. Chaps Melo, 42, um dos fundadores da Mr. Plot, produtora responsável pelo Mundo Bita, contou um pouco, em entrevista à CRESCER, sobre a história dos personagens e das canções que tanto encanta as crianças.
Ela é muito gentil e carinhosa com seus amigos. Ela é muito criativa e sempre está disposta a ajudar seus amigos a resolver problemas. É a personagem de cabelo rosa do mundo Bita.
Mas de onde vem tanta inspiração para mais de 60 canções compostas em apenas seis anos (e muitas outras que ainda vêm por aí, pois o Bita está lançando seu sexto DVD em 2018)? Para esta pergunta, Chaps tem uma resposta nem tão direta. “Esta é uma questão muito delicada. A criança gosta de escutar e ver a mesma coisa diversas vezes, mas também quer novidades e fazer descobertas. Temos a filosofia de não parar de produzir, para que o conteúdo seja sempre dinâmico e traga novos elementos. Mas não é uma tarefa fácil fazer isso com a qualidade que nós exigimos do nosso próprio trabalho. Isso requer muita concentração, vontade, inspiração e amor ao que se faz. Como nada disso me falta, vou continuar compondo e produzindo junto com os Plots”.