Os neurotransmissores são importantes moléculas produzidas e liberadas por neurônios, encontradas geralmente em vesículas pré-sinápticas neuronais. Essas substâncias químicas apresentam papel fundamental no funcionamento do sistema nervoso.
Há dois tipos básicos de receptores na membrana do neurônios pós-sináptico: receptores ionotrópicos e receptores metabotrópicos. Os receptores ionotrópicos são canais iônicos que se abrem quando se ligam a um neurotransmissor e deixam passar íons para dentro ou para fora do neurônio pós-sináptico.
Topologia dos Receptores de Serotonina A Serotonina é um dos principais neurotransmissores do núcleo quiasmático hipotalâmico, regulador central de todos os ritmos endógenos circadianos. Influi assim, na regulação do eixo hipotálamo-periférico.
O sistema nervoso simpático atua de modo oposto ao parassimpático, preparando o organismo para reagir em situações de medo, stress e excitação, adequando o funcionamento de diversos sistemas internos para um elevado estado de prontidão.
O sistema nervoso simpático é catabólico e ativa as respostas de luta ou fuga. O sistema nervoso parassimpático é anabólico; ele conserva e restaura (ver tabela Divisões do sistema nervoso autônomo).
Por exemplo, o sistema nervoso simpático pode acelerar os batimentos cardíacos; dilatar as passagens dos brônquios; diminuir a motilidade do intestino grosso; constringir vasos sanguíneos; aumentar o peristaltismo do esôfago; causar a dilatação da pupila, piloereção e transpiração; além de aumentar a pressão sanguínea.
(Um susto e começamos a correr) Isso aticada pelo Hormônio Adrenalina. Já, o Sistema Nervoso Parassimpático é ativado quando nos encontramos num ambiente mais calmo, ou seja, nosso corpo não detecta um ambiente que exija preocupação. Por isso que são antagônicos, pois um atua em oposição do outro.
Significado de Parassimpático adjetivo Diz-se de uma das partes que, juntamente com o simpático, compõem o sistema nervoso autônomo, sendo ela responsável por colocar o corpo num estado de repouso.
Por outro lado, o sistema nervoso parassimpático aumenta as secreções digestivas, os movimentos peristálticos, estimula os ciclos normais de atividade circadiana, o sono profundo e ativa os mecanismos de reparo do corpo.