5
Os Orixás e os dias da semana
No dia 8 de dezembro celebra-se o dia de Oxum, deusa do amor e prosperidade afro-brasileira. Oxum é a senhora da união, fertilidade e fecundidade, ouro, pedras preciosas e arte da adivinhação através dos Búzios.
Dia de todos os santos
Devido ao sincretismo religioso com São Jerônimo, hoje (30) também é celebrado o dia de Xangô para a maioria dos umbandistas e candomblecistas.
Sábado é o dia das águas na Umbanda, um dia dedicado as orixás Iemanjá, a Rainha do mar e Oxum, a Rainha dos Rios. Este é um dia perfeito para orações e trabalhos espirituais para questões familiares e assuntos ligados ao amor.
Se já souber qual é o seu orixá, veja abaixo o dia mais indicado para acender velas e fazer rituais em casa para cada um deles para que nunca falte luz em sua vida: Domingo: Nanã e as almas. Segunda-feira: Exú, Omolú e Obaluaiê Terça-feira: Ogum, Oxumarê e Irôko.
Ossaim
Oxalá
Durante as quinta-feiras, a Umbanda consagra o seu tempo a três entidades e a uma linha específica da religião. Estes são os orixás Oxóssi, Ossaim e Logunedé a linha é a Linha dos Caboclos, englobando os caboclos e caboclas da Umbanda.
Terça-feira é o dia que governam Ogum e Oxumaré, assim veja muitas dicas de culto desses orixás neste dia. Dia ideal para trabalhos espirituais e orações ligados as viagens, as conquistas profissionais através da força de Ogum e para conquistas financeiras e transformação dos caminhos através de Oxumaré.