5 aplicativos para lembrar de beber água que vão te ajudar a se manter hidratado
Não existe uma hora especificamente ideal. Devemos nos hidratar ao longo de todo o dia, sempre que possível ou quando sentirmos sede. Entretanto, recomenda-se beber água em alguns momentos: pela manhã, antes das refeições, quando sentir fome, antes e depois de se exercitar e quando se sentir doente ou cansado.
Pessoas que praticam atividade física precisam tomar ainda mais de cerca de 500 ml a 1 litro de água por cada hora de atividade física, principalmente se transpirar muito durante o treino....Quanta água se deve beber por dia?
Especialistas da área de saúde recomendam oito copos de água por dia, o que é equivale a cerca de dois litros. No entanto, alguns gurus da saúde afirmam que é necessário ingerir água constantemente ao longo do dia, mesmo quando não há sede.
Neste período, a regra de consumir — ao menos — dois litros de água por dia deve ser seguida à risca para evitar a desidratação e a consequente dificuldade do organismo realizar funções vitais que vão da boa digestão dos alimentos e o transporte de nutrientes até funcionamento dos rins.
- É a água quem transporta oxigênio, nutrientes, hormônios e outros componentes das células - explica a nutricionista Anália Barhouch. Também é a água quem leva as toxinas das células para os rins, ou seja, ela desintoxica o organismo. Sentidos como visão e audição também precisam de hidratação.
Uma das formas mais perceptíveis de perda de água é pela urina. Essa substância, que é produzida pelos rins, contém produtos do metabolismo e substâncias que se encontram em excesso no corpo. A eliminação da urina é fundamental para que a composição química do meio interno permaneça em equilíbrio.
Durante o processo de formação da urina, a quantidade de água a ser eliminada será regulada pelo rim e dependerá da hidratação de cada pessoa. Quando ingerimos pouca água, por exemplo, ocorre uma maior reabsorção dessa substância nos rins, o que faz com que a urina eliminada seja mais escura.
Quando a perda de água é excessiva ou o seu consumo é insuficiente, os rins diminuem a eliminação de água pela urina e, com isso, a urina fica mais concentrada e sua cor se torna mais escura.
A eliminação de água pelo organismo deve ser menor que a quantidade de água ingerida diariamente para que haja um equilíbrio hídrico. Todos nós sabemos que devemos ingerir todos os dias pelo menos três litros de água para que nosso corpo funcione adequadamente.
A eliminação é, pois, uma necessidade humana básica, pelo fato de ser indispensável à manutenção da saúde e da sobrevivência, apresentando-se tão vital para o organismo, que está na base da manutenção dos equilíbrios hídrico, ácido-básico e eletrolítico.
Veja algumas delas:
O principal regulador do equilíbrio hídrico no organismo é o hormônio antidiurético (HAD), que é liberado pela hipófise e promove a retenção de líquido, concentrando a urina. Figura 3.
A regulação alimentar refere-se aos efeitos imediatos da ingestão de alimentos no aparelho digestivo. Estímulos fisiológicos, como a distensão gastrointestinal, a hormona colecistocinina e a avaliação realizada pelos recetores cefálicos, modificam o desejo por alimento.
Algumas estruturas neurais estão associadas ao controle alimentar por mecanismos distintos e correlatos que ocorrem no hipotálamo, hipocampo e em outras áreas como no cerebelo, bulbo olfatório, glândulas pituitária e pineal que exercem funções distintas, porém influênciam o comportamento alimentar, intermediadas ...
Nas duas situações, ou quando se aumenta a quantidade de moléculas que a água tem de dissolver ou quando cai o volume de água para dissolver determinado volume de substâncias, o resultado é a sede.
"As principais razões para sentir muita sede podem ser: a ingestão de alimentos ricos em sódio, a ingestão de medicamentos, a prática de atividades físicas, onde há perda de água e sais minerais, suor em excesso, diarreia e a desidratação", analisa a profissional, que explica como cuidar de cada uma dessas situações e ...
Desidratação: nosso corpo é composto de 72% de água e quando sentimos sede, já estamos desidratados. A desidratação crônica pode causar doenças e envelhecimento precoce, já que o organismo “rouba” água dos órgãos para suprir a falta do líquido nos tecidos.
Se o seu corpo estiver gravemente desidratado, poderá sentir febre e arrepios. A febre, por sua vez, pode agravar a desidratação, e quanto maior a febre, mais desidratado você pode se ficar. Em bebês, a chamada febre de desidratação pode se desenvolver se houver ingestão inadequada de líquidos, diarreia ou vômitos.
Assim, quando as partículas de açúcar atingem o sangue, a água sai das células e entra na corrente sanguínea para restaurar o equilíbrio. Enquanto as células perdem água, elas enviam sinais ao cérebro, indicando que precisam de mais H2O. O resultado? Você sente vontade de beber algo depois de comer doce.
Beber água enquanto se come doces pode elevar demais os níveis de açúcar no sangue, mesmo que se comesse maior quantidade de doces, sem porém beber um golinho d'água.
Especialistas afirmam que uma quantidade de até 150ml não interfere negativamente na digestão. Ainda sim, recomenda-se tomar água em torno de meia hora antes ou depois de comer para que o organismo possa trabalhar bem.