A insulina deve ser aplicada diretamente no tecido subcutâneo (camada de células de gordura), logo abaixo da pele. A espessura da pele gira em torno de 1,9 a 2,4 milímetros (mm) nos locais de aplicação da insulina.
A injeção anticoncepcional é intramuscular, podendo ser aplicada no glúteo ou na parte superior do braço.
A dose inicial recomendada é de 10 unidades ou 0,1 a 0,2 unidades/kg/dia de NPH ou análogos (glargina, detemir, degludeca). No início da insulinoterapia, a metformina deve ser mantida na mesma dose. As demais medicações podem ser mantidas ou reduzidas.
A dose de insulina prandial (insulina regular, lispro ou aspart) pode ser prescrita em doses fixas, administradas previamente às refeições ou de acordo com a quantidade de carboidratos da refeição. Para a prescrição de doses fixas, sugere-se a administração de 0,1 a 0,2 U/Kg de peso, antecipando as refeições.
Insulina Regular (R) Humana administração: via subcutânea (excepcionalmente via intravenosa ou via intramuscular). administrada 30 minutos antes de uma refeição.
A insulina regular é uma insulina rápida e tem coloração transparente. Após ser aplicada, seu início de ação acontece entre meia e uma hora, e seu efeito máximo se dá entre duas a três horas após a aplicação. A Insulina NPH é uma insulina intermediária e tem coloração leitosa.
Insulina
Insulina de ação ultra-rápida Pode ser injetada imediatamente antes de uma refeição ou, em alguns casos, depois de uma refeição. Aproxima-se da quantidade apropriada do bolus naturalmente fornecido pelo corpo.
“Essa formulação inovadora da insulina asparte (NovoRapid®), faz com que o Fiasp® chegue duas vezes mais rápido ao sangue.
No Sistema Único de Saúde (SUS), as insulinas disponíveis são a NPH, utilizada como basal e com duração de até 18 horas, e a chamada regular, de efeito mais rápido, que começa a agir entre meia hora e uma hora após a aplicação.
Geralmente é possível sim misturar os dois tipos de insulina, NPH e Regular, em uma mesma seringa. Porém, deve-se ter presente alguns cuidados para realizar a mistura, a fim de manter as propriedades das insulinas inalteradas.
Muitos usuários de insulinas utilizam NPH com uma insulina rápida (regular ou ultrarrápida). Essas podem ser aplicadas no mesmo momento, numa mesma seringa, desde que seguida a técnica correta. ATENÇÃO: As insulinas glargina e detemir não podem ser misturadas com nenhuma outra insulina na mesma seringa.