A perfusão (fluxo sanguíneo/grama de tecido) influencia amplamente a absorção capilar de moléculas pequenas injetadas por via intramuscular ou subcutânea. Assim, o local da injeção pode influenciar o índice de absorção.
São fatores que interferem com a absorção dos fármacos, exceto: A- Solubilidade.
Uma vez que 24 as formas não ionizadas de bases fracas não polares e de ácidos fracos tendem a ser prontamente reabsorvidas da urina tubular, a acidificação da urina aumenta a reabsorção (isto é, diminuindo a excreção) de ácidos fracos e diminui a reabsorção de bases fracas (isto é, são excretados mais rapidamente).
Em geral, os medicamentos lipossolúveis podem atravessar mais rapidamente as membranas das células do que os medicamentos hidrossolúveis. No caso de alguns medicamentos, os mecanismos de transporte ajudam o movimento de entrada e saída dos tecidos.
Os órgãos de excreção de fármacos são denominados vias de excreção ou emunctórios e incluem os rins, pulmões, suor, glândulas lacrimais e salivares, mama (leite materno) e tubo digestivo (fezes e secreção biliar); destes o rim se destaca nesta função e, os demais, afora os pulmões para as substâncias voláteis, são ...
A filtração renal responde pela maior parte da excreção de fármacos. Cerca de um quinto do plasma que alcança o glomérulo é filtrado pelos poros no endotélio glomerular; quase toda a água e a maioria dos eletrólitos são reabsorvidas passiva ou ativamente dos túbulos renais de volta à circulação.
1. Eliminação renal - Todo o volume sangüíneo passa pelos rins para ser depurado. O trabalho renal básico é o de produzir urina, através do que regula a composição química do meio interno.
Indução enzimática é o aumento de produção de enzimas, geralmente ocasionado pela administração de fármacos, tais como o fenobarbital.
A maioria dos medicamentos deve passar pelo fígado, que é principal local para seu metabolismo. Uma vez no fígado, as enzimas convertem os pró-medicamentos em metabólitos ativos ou convertem os medicamentos ativos em formas inativas.
Metabolismo da droga
DesalquilaçãoEditar N-desalquilação é uma reacção metabólica frequentemente encontrada em xenobióticos que pode ter importantes consequências toxicológicas, como no metabolismo da substância cancerígena Dimetilnitrosamina. É hepatotóxixa, mutagénica e carcionogénica e tem também efeito imunossupressor.