Qual o correto falar tu ou voc? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
O pronome “tu” deve ser conjugado na segunda pessoa do singular, enquanto o pronome “você” – por se tratar de um pronome de tratamento, tal como Vossa Alteza e Vossa Excelência – deve ser conjugado na terceira pessoa do singular.
Como se escrevia a palavra você antigamente?
Você antigamente até hoje Assim como os outros pronomes pessoais de tratamento, “você” começava com “Vossa”, como em Vossa senhoria, Vossa santidade, etc. Mercê significa “graça”, uma forma de tratar aqueles a quem não era apropriado tratar pelo pronome “tu”, por uma questão de intimidade.
Qual é o plural de tu?
ª pessoa tu (singular) e, mais raramente, vós (plural), ou ainda por pronomes de tratamento como você (singular) / vocês (plural), que concordam com o verbo na 3. ª pessoa.
Quem de vocês ou qual de vocês?
Para nos referirmos às pessoas podemos usar tanto o pronome “quem” quanto o “que”. Foi ela quem me disse ou Foi ela que me disse? Sempre usamos “que” e, de repente, alguém aparece e diz: caso você se refira a uma pessoa, use “quem”!
Qual é o correto falar contigo ou falar com você?
Minicurso - Aula 37
Exercício 1 – Complete com CONTIGO, CONSIGO ou COM VOCÊ:
CONTIGO = 2ª. pessoa do singular (=tu): “Ele quer se reunir contigo”;
COM VOCÊ = 3ª. pessoa do singular (=você): “Ele quer se reunir com você”;
CONSIGO = forma reflexiva de 3ª. pessoa: “Ele levou os documentos consigo”.
12 Aug 2009
Qual a origem do pronome você?
“Você” é um pronome evoluído. Começou como uma deferência da realeza em Portugal e, conforme a Coroa veio para o Brasil, o “vossa mercê” ou “sua graça” (“vossa”, do pronome “vos”, e “mercê, que significa “graça”) se popularizou para se referir a pessoas que não aceitariam ser chamadas por “tu”.
Quando dissemos que o pronome você sofreu?
Antigamente, usava-se "vossa mercê", que com o passar do tempo transformou-se em "vossemecê", depois "vosmecê" e, por fim, "você", que está caminhando para uma forma ainda mais reduzida: "cê".
Onde se fala de tu?
Como é a preferência por “tu” e “você” pelo Brasil Belém: “tu” conjugado na segunda pessoa. Maranhão: “tu” conjugado na segunda pessoa. Paraná, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Minas Gerais: não falam tu, mas “você”. Demais estados: Usam tanto “tu” como “você”.
Quando se deve usar a palavra contigo?
Consigo é um pronome reflexivo, o que significa que só deve ser usado quando o sujeito pratica e sofre a ação ao mesmo tempo, quando a sua ação recai sobre ele mesmo, enquanto contigo é apenas um pronome no caso oblíquo equivalente a “tu” no caso reto.
Em que século as pessoas diziam vossa mercê?
Um deles é o de Lapa (1991) que aponta a forma pronominal de tratamento mais antiga do português como sendo vossa mercê, que apareceu nos fins do século XIV, como forma de tratamento ao rei.
Quando dissemos que o pronome você sofreu uma transformação desde os tempos de Brasil Colônia vossa mercê vossemecê vosmecê você Cê estamos dando um exemplo de?
Quando dissemos que o pronome “você” sofreu uma transformação desde os tempos de Brasil-colônia (vossa mercê > vossemecê > vosmecê > você > cê), estamos dando um exemplo de: Escolha uma: a. contextualização.
Qual é o pronome tu?
Os pronomes pessoais referem-se às pessoas do discurso, ou seja, aos agentes envolvidos no enunciado, podendo ser a 1ª, a 2ª ou a 3ª pessoa, do singular ou do plural. São elas: 1ª pessoa: eu (singular), nós (plural); 2ª pessoa: tu (singular), vós (plural);