Gratidão é um sentimento de reconhecimento, uma emoção por saber que uma pessoa fez uma boa ação, um auxílio, em favor de outra. Gratidão é uma espécie de dívida, é querer agradecer a outra pessoa por ter feito algo muito benéfico para ela.
Nos Estados Unidos e no Canadá, por exemplo, há o “Thanksgiving Day”, Dia de Ação de Graças, feriado dedicado à gratidão a Deus por todas as graças alcançadas durante ano. É Sempre comemorado na última quinta-feira de novembro.
Robert Emmons, PhD em Psicologia da Personalidade e autor do livro “Agradeça e seja feliz”, passou décadas estudando os efeitos da gratidão na vida das pessoas.
A gratidão a Deus é o sentimento mais puro e sagrado para os cristãos de todo o mundo. Devemos ser gratos a quem nos ajudou e nos socorreu em algum período da nossa vida, pois como diz a Bíblia: “Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.” 1 Tessalonicenses 5.18.
A prática de mindfulness é outro elemento eficaz. Ela foca no presente e valoriza as pequenas alegrias. Além do mais, ser voluntário e ajudar os outros dá mais força para o senso de gratidão. E adicionados a isso há a prática de lembrar das superações, o que ajuda a enfatizar a apreciação por resiliência.
A gratidão vai além de simplesmente dizer “obrigado”. Ela envolve um profundo sentimento de apreciação e reconhecimento pelo que foi feito por nós. Quando somos gratos, estamos reconhecendo a importância do que recebemos e mostrando nossa gratidão de forma sincera.
Além disso, quando desenvolvemos habitualmente uma consciência de gratidão, começamos a sentir menos ansiedade e estresse em nossa vida cotidiana. Nossa saúde mental também melhora, pois nos sentimos mais satisfeitos com nossas vidas. Quando praticamos regularmente a gratidão, somos capazes de lidar melhor com as adversidades da vida e nos sentimos mais felizes em geral.
O sentimento de gratidão está relacionado com o agradecimento, que é a ação de agradecer. Este verbo significa precisamente sentir-se grato (sentir gratidão). Posto isto, o indivíduo que sente gratidão quer agradecer o favor que recebeu. Este agradecimento pode ser expressado de diversas formas, desde uma simples manifestação verbal (“Muito obrigado pela ajuda prestada”) ou um bilhete/cartão (“Serve a presente para te agradecer pelo empréstimo que tiveste a gentileza de me conceder”), até uma prenda material (“Faço questão de lhe oferecer este livro como forma de agradecimento por tudo aquilo que tem feito pelo meu pai”).
Além disso, a gratidão também está relacionada com a resiliência. Pessoas gratas tendem a lidar melhor com os desafios e adversidades da vida, pois conseguem enxergar o lado positivo das situações e encontrar soluções.
A boa notícia é que existe uma tendência denominada “psicologia positiva”, da qual o Dr. Martin Seligman é máximo expoente, que propõe um novo olhar sobre a saúde mental e contempla, dentre outras atitudes, a gratidão.
O antônimo do termo gratidão é ingratidão. E a ingratidão retrata a falta de reconhecimento e apreço que uma pessoa possui pelos atos de amor, bondade e generosidade dos demais.
Gostou do artigo? Assine nossa newsletter e receba, em sua caixa de email, notificações sobre nossas publicações e promoções!
A segunda estratégia é chamada de “Diário das três bênçãos”. Consiste em reservar 5 minutos, antes de dormir, para recordar o dia. Em um caderno, anote a data e registre 3 coisas boas que aconteceram no transcorrer das últimas 24 horas. Não procure por coisas grandiosas: pense com simplicidade.
O conceito de gratidão também pode ser repensado em um nível coletivo. Quando expressamos gratidão uns pelos outros, criamos laços mais fortes entre nós e fortalecemos nossas relações interpessoais. Além disso, quando expressamos gratidão uns pelos outros, somos capazes de criar um ambiente mais positivo para todos nós, pois passamos a ver o mundo através dos olhos uns dos outros. Pensemos mais sobre isso!
Gratidão é o sentimento que sente uma pessoa ao estimar um favor ou benefício que tenha sido feito/concedido por alguém. Ao sentir gratidão, o sujeito deseja corresponder/retribuir esse favor de alguma forma.
Já o termo obrigado, pela origem da palavra, remete a uma obrigação. Assim, ao usar a expressão obrigado, passaria a existir uma obrigação de retribuição ao que foi recebido.
Você recebeu mais do que imaginava, mais do que, por direito, merecia. Seu agradecimento passa de mera formalidade para um estado impregnado de certo encantamento. O café se torna um marco em seu dia. E você sai do estabelecimento sorrindo.
Promover a gratidão compreende incorporar técnicas simples na rotina diária. Em primeiro lugar, ter um diário de gratidão, onde registrará frequentemente as coisas pelas quais se é grato, ajudará a aumentar a conscientização a respeito das bênçãos cotidianas.
A Terapia Online foi regulamentada no Brasil em 12/11/2018, através da Resolução CFP 011/2018. Atualmente é permitida e amplamente divulgada, não havendo limites de sessões para sua prática. A Terapia Online amplia o acesso de serviços de psicologia à população que vive em regiões com acesso limitado a serviços psicológicos e também para brasileiros que moram no exterior.
Uma das características mais importantes da fé cristã é a gratidão a Deus. Vários versículos da Bíblia falam sobre a importância de ser grato a Deus por tudo aquilo que Ele tem feito pelos seus filhos. Por esse motivo, a gratidão a Deus (e consequentemente a outras pessoas) deve ser uma das qualidades de uma pessoa que acredita em Deus. Existem também várias músicas compostas com o tema da gratidão a Deus.
Quandoas pessoas são atendidas, elas procuram de alguma forma agradecer a Deus a graça alcançada. Pode ser através de uma penitência, de uma promessa, ajudando o próximo ou através de orações, tudo para demonstrar toda sua gratidão.