Foi por meio dessas palavras do príncipe regente Dom João que o Brasil deixou em 16 de dezembro de 1815, de ser uma colonia portuguesa, status que mantinha há 315 anos. Os três artigos da Carta de Lei, assinada há exatos 200 anos, elevam o país ao mesmo status de sua ex-metrópole europeia dentro do império.
A corte portuguesa resolveu mudar-se para o Brasil, no fim de 1807, para fugir das tropas napoleônicas que invadiram Portugal em represália pelo país ter furado o Bloqueio Continental. Nessa época, a rainha de Portugal era d. Maria e o príncipe regente era d. João VI, e essa medida foi uma decisão deste.
A Independência do Brasil em relação ao Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, em 1822, foi reconhecida por Portugal no Tratado do Rio de Janeiro em 1825, e produziu o início das relações dos dois países na forma de países independentes.
O país que colonizou o Brasil foi Portugal, mas também participaram da colonização Holanda, França, Alemanha, Espanha e Itália. Eles chegaram e ocuparam primeiramente o litoral do Brasil, Rio de janeiro, Bahia foram as capitais do Brasil.
Estados Unidos
qual o primeiro país a reconhecer o Brasil como um país independente, quais os interesses envolvidos nesse processo? ... Os Estados Unidos foram o primeiro país a reconhecer a Independência do Brasil, em 1824. A "Doutrina Monroe", criada pelo presidente James Monroe em 1823, muito contribuiu para isso.
Os primeiros países que reconheceram a independência do Brasil foram os Estados Unidos e o México. Portugal exigiu do Brasil o pagamento de 2 milhões de libras esterlinas para reconhecer a independência de sua ex-colônia. Sem este dinheiro, D. Pedro recorreu a um empréstimo da Inglaterra.
Portugal
Cronologia da descolonização da América
Foi por intermédio da Inglaterra que, em 1825, Portugal reconheceu a independência brasileira em troca de uma indenização de dois milhões de libras.
Em princípio, Portugal não queria reconhecer a inddependência brasileira, mas, com a mediação da Inglaterra, chegou-se a um acordo: queria uma indenização de 2 milhões de libras esterlinas (moeda inglesa) paga pelo Brasil e em 1825, foi concedido a D. João VI o título honorário de imperador do Brasil.
No dia 29 de agosto de 1825, o Tratado de Paz e Aliança finalmente oficializou o reconhecimento lusitano. Segundo esse acordo, o governo brasileiro deveria pagar uma indenização de dois milhões de libras esterlinas para que Portugal aceitasse a independência do Brasil.
Hoje completam 198 anos da independência do país.
Após o grito de independência, houve guerras de independência em algumas partes do Brasil. D. Pedro foi aclamado e depois coroado imperador do Brasil, tornando-se d. Pedro I e iniciando o Primeiro Reinado.
O que permaneceu após a Independência do Brasil foi a escravidão, que só foi abolida no Segundo Reinado pela filha do então imperador Dom Pedro II, a Princesa Isabel no ano de 1888.
Com a proclamação da independência, realizada do D. Pedro I houve reações das forças portuguesas em várias províncias. Uma das lutas travadas contra as forças portuguesas ocorreu na Bahia. As pessoas confrontaram e reagiram ao ataque em diversos locais da província.