EQST

Qual Foi A Consequncia Da Guerra Do Peloponeso?

Qual foi a consequência da Guerra do Peloponeso?

Esparta

O que foi a Guerra do Peloponeso e como terminou o conflito?

A Guerra do Peloponeso terminou em abril de 404 a.C, após a rendição de Atenas e a conquista espartana em Helesponto. Os espartanos deram suporte a um golpe oligárquico em Atenas, derrubando o sistema democrático e implantando um sistema de governo autoritário conhecido como Tirania dos Trinta.

Quais cidades fazem parte da Liga de Delos?

A Guerra do Peloponeso foi um conflito entre as cidades-estados gregas Atenas e Esparta, no século V a.C., pela disputa do domínio da Grécia Antiga. As duas cidades encabeçavam as principais alianças militares da época: a Liga de Delos, liderada por Atenas, e a Liga do Peloponeso, comandada pelos espartanos.

Qual era o objetivo da Liga do Peloponeso?

O foco principal da Liga do Peloponeso era garantir proteção e segurança às cidades-estado que dela participavam. Na organização da Liga somente Esparta tinha o poder e o direito de convocar o congresso. Esparta também não precisava seguir as decisões tomadas.

Quais as diferenças entre a Confederação de Delos e a Liga do Peloponeso?

A diferença, portanto, entre a Lida de Delos e a Liga do Peloponeso é que a primeira foi a união das cidades estados contra os persas, lideradas por Atenas e a segunda foi a união de algumas cidades-estados, lideradas por Esparta, contra Atenas.

O que foi a Liga dos peloponesos?

A Liga do Peloponeso, Aliança do Peloponeso, Liga Peloponésia ou Confederação do Peloponeso foi uma aliança de várias cidades-Estado na península do Peloponeso, na Grécia Antiga, durante os séculos VI e V a.C..

Qual a relação entre a Guerra do Peloponeso e o domínio macedônico?

Em síntese, as Guerras do Peloponeso (disputas pela hegemônia do mundo grego entre diferentes cidades estados, em especial Atenas e Esparta) provocaram o enfraquecimento militar, político e economico da região abrindo assim caminho para a dominação Macedônica.

Quais regiões Esparta conquistou após a Guerra do Peloponeso?

As regiões que Esparta conseguiu por meio de um acordo foram a própria Península de Peloponeso, o Mar Egeu a região dos mares de Corinto a parte do comercio do norte e também da área ocidental de Atenas.

Como as guerras do Peloponeso se relacionam com a invasão Macedonica da Grécia?

Esta guerra de gregos contra gregos representou o fim da democracia ateniense e o início do declínio da civilização grega, pois o enfraquecimento decorrente do conflito resultou no domínio macedônico um século depois. ... Os aliados passaram ainda a pagar tributos aos atenienses, o que causou um agravamento nas alianças.

Qual foi o papel da Guerra do Peloponeso no declínio das polis gregas?

Esta guerra de gregos contra gregos representou o fim da democracia ateniense e o início do declínio da civilização grega, pois o enfraquecimento decorrente do conflito resultou no domínio macedônico um século depois. ... Os aliados passaram ainda a pagar tributos aos atenienses, o que causou um agravamento nas alianças.

Como a Guerra do Peloponeso contribuiu para a conquista da Grécia?

Resposta. Sendo uma guerra entre as duas maiores potências da Grécia, Esparta (Liga do Peloponeso) e Atenas (Ligas de Delos), o conflito causou um enorme desgaste no mundo grego, já que a tradição ateniense foi substituída pelo militarismo espartano, além disso, a Grécia deixou o sonho de unidade.

Por que a Guerra do Peloponeso foi chamada de luta de gregos contra gregos?

A Guerra do Peloponeso foi chamada de "luta de gregos contra gregos" porque reunia dois grupos diferentes de cidades-estados gregas, ou seja, toda a Grécia Antiga entrou em uma imensa guerra, o que desgastou o poderio grego e permitiu um posterior domínio da região por outros povos, a exemplo dos romanos.

Como os macedônios eram tidos pelos gregos?

Resposta. Consideram os macedônios como bárbaros, tem incomum o fato de que a política e a cultura macedônia era muito parecida com os demais povos Grécia. ... Na atualidade, a Grécia considera a Macedônia sendo uma país de sua região, mas os macedônios acreditam ser países vizinhos da Grécia.

Quais eram as crenças e os mitos gregos?

Característas da religião grega, mitologia grega, deuses gregos, oráculos,crenças. Os gregos eram politeísta, ou seja, acreditavam na existência de vários deuses. ... De acordo com a crença grega, estes deuses habitavam o monte Olimpo e possuíam poderes particulares.

Qual é a crença dos gregos?

Os gregos eram politeístas, isto é, acreditavam em vários deuses, assim como a maioria dos povos da Antiguidade. Mas, ao contrário dos outros povos, tinham uma grande intimidade com seus deuses, pois acreditavam que eles estavam a serviço das pessoas.