2º Fica estabelecido o prazo máximo de 12 meses, contados a partir da publicação desta Portaria, para que as instituições ou órgãos aos quais esta Norma se aplica, promovam as adequações necessárias a seu cumprimento, no que se refere ao tratamento por filtração de água para consumo humano suprida por manancial ...
TODA A ÁGUA DESTINADA AO CONSUMO HUMANO DEVE OBEDECER AO PADRÃO DE POTABILIDADE E ESTÁ SUJEITA À VIGILÂNCIA DA QUALIDADE DA ÁGUA. DEFINIÇÕES: - ÁGUA POTÁVEL ◊ água para consumo humano cujos parâmetros microbiológicos, físicos, químicos e radioativos atendam ao padrão de potabilidade e que não ofereça riscos à saúde.
Por exemplo, o sabor e o odor devem ser neutros (insípida e inodora), e a cor deve ser inferior a um padrão pré-estabelecido de 5 unidades (o que equivale a incolor). Além disso, a temperatura, a turbidez (presença de matéria em suspensão) e a condutividade elétrica da água potável também devem atender níveis seguros.
Para que uma água seja considerada potável, devemos, portanto, analisar suas características físicas, químicas, biológicas e até mesmo radioativas. ... Normalmente águas de rios e lagos não são próprias para consumo humano, sendo fundamental que passem por processos específicos em estações de tratamento de água.
Entre 60% e 70% do corpo humano é composto por água. Ela ajuda a hidratar, a levar os nutrientes, como oxigênio e sais minerais até as células, além de expulsar as substâncias tóxicas do corpo por meio do suor e da urina. A água está relacionada com praticamente todas as funções em meio aquoso realizada pelo corpo.