As vacinas que o recém-nascido deve receber são as seguintes: Vacina de Hepatite B, que é intramuscular, até 12 horas após o nascimento; BCG para Tuberculose, intradérmica, até 1 mês de vida.
Calendário básico de vacinação (crianças) - 2012
De acordo com o Ministério da Saúde, o recém-nascido deve receber, nas primeiras horas de vida, a vacina contra a hepatite B e a vacina contra a tuberculose (BCG). As demais devem ser administradas de acordo com o Calendário Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.
Pentavalente: protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e infecções causadas pela bactéria Haemophilus influenzae b. É aplicada por via intramuscular no músculo lateral da coxa. O bebê recebe mais duas doses da vacina, aos quatro e aos seis meses de vida.
Ao nascer, o bebê precisa tomar duas vacinas, extremamente importantes para a saúde e desenvolvimento. Falamos aqui da vacina BCG e da vacina da Hepatite B. A BCG é uma vacina com dose única, que protege o recém-nascido do Bacilo Calmette-Guerin que causa a tuberculose, uma doença altamente infecciosa e transmissível.
São três doses no primeiro ano de vida, com intervalo de um mês entre cada uma e um reforço aos 12 meses e outro aos 15 meses. A criança que toma essa vacina pode apresentar sonolência, irritabilidade e perda de apetite.
Você sabe quais vacinas as crianças devem tomar nos primeiros anos de vida?
Saiba quais são e como são realizados os 6 exames mais importantes para recém-nascidos e entenda como eles ajudam a garantir a saúde do bebê.
Lista para enxoval: Banho e Toalete 1 Caixa de hastes flexíveis de algodão; Kit de escova e pente de cabelo; Tesourinha de unha (próprio para bebês); Frasco de álcool 70% para higiene do umbigo, (costumam dar no hospital onde você for ganhar o bebê, confirme com o hospital);
Nécessaire do bebê: Fraldas descartáveis (tamanho RN ou P) Bastonetes de algodão. Algodão bolinha. Toalha umedecida.
Farmacinha do bebê: itens que não podem faltar em casa
Em geral, as listas de enxoval de bebê indicam que são necessárias cerca de 4 a 6 unidades de cada tamanho de roupinha.
2. Limite as peças de tamanho RN. Não compre roupas demais para o recém-nascido (tamanho RN). A menos que seu filho nasça antes do tempo ou seja muito pequeno, elas serão pouquíssimo usadas: no máximo durante um mês e alguns dias, pois bebês crescem muito rápido.
Guia de Tamanho Tricae
Tabela de Comparação das Melhores Mantas para Bebês
Indicamos não passar muito do número de peças tamanho recém-nascido, porque provavelmente serão usadas por pouco tempo.
Enxoval para bebês que nascem no inverno, já montou o seu?